Garanhuns inicia imunização contra bronquiolite para bebês prematuros e com comorbidades

Vacinação contra vírus VSR será administrada no Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc) […]

Leia mais…

publicado: 12/02/2026 19h43,
última modificação: 12/02/2026 19h43

A Secretaria de Saúde de Garanhuns vai iniciar, a partir desta sexta-feira (13), a imunização de bebês com o anticorpo Nirsevimabe, que protege contra doenças respiratórias causadas pelo vírus VSR. A nova estratégia será voltada para recém-nascidos menores de 6 meses (até 5 meses e 29 dias) que tenham nascido prematuros (com até 36 semanas e 6 dias); e crianças menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias) com comorbidades.

Dentro do grupo de crianças com comorbidades, o anticorpo Nirsevimabe será administrado em crianças com cardiopatia congênita, broncodisplasia, imunocomprometimento grave, síndrome de Down, fibrose cística, doença neuromuscular e anomalias congênitas das vias aéreas, conforme os critérios de inclusão.

A vacina será disponibilizada no Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), de segunda à sexta, das 7h às 16h. O Cesmuc fica localizado na rua Quinze de Novembro, nº 53, Santo Antônio. É necessário apresentar a cópia do CPF e/ou Certidão de Nascimento da criança, cópias do comprovante de residência e caderneta de vacinação (se houver) e relatório, laudo médico com CID ou outra documentação comprovando a inclusão nos critérios estabelecidos.

O Nirsevimabe é um anticorpo pronto que atua logo após a administração, sem necessidade de estimular o organismo a desenvolver resposta imunológica ao longo do tempo. Seu principal objetivo é combater as doenças respiratórias causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), como a bronquiolite.

Assessoria de Comunicação — Secretaria de Saúde