Garanhuns é município modelo na aplicabilidade do “Bolsa Família”

publicado: 15/10/2014 12h40,
última modificação: 17/10/2014 11h04

Município foi selecionado como referência para representar
Pernambuco em encontro em Brasília (DF)

Garanhuns foi escolhido para representar o estado de Pernambuco, no encontro sobre Intersetorialidade no Programa Bolsa Família. A decisão para a seleção do município se deu por critérios da aplicabilidade prática do programa. O encontro será realizado em Brasília, nos dias 25 e 26 de novembro, e visa estabelecer uma agenda de fortalecimento da intersetorialidade nas políticas sociais, com base nas experiências vivenciadas com o programa no município.

Cada estado será representado por um município, pré-selecionado em pesquisa, com base nos dados coletados pelo questionário e confirmadas pelas Coordenações Estaduais do Bolsa Família. O encontro reunirá representantes das três áreas mais diretamente envolvidas com o programa (Gestão Municipal / Coordenação Estadual / Assistência Social / Educação e Saúde) dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

De acordo com o gestor municipal do programa Bolsa Família, Luizinho Roldão, em setembro deste ano, o programa registrou 26.327 famílias no Cadastro Único. “É um privilégio ter Garanhuns como uma cidade exemplo em todo o estado. Uma satisfação enorme saber que nosso trabalho está tendo o resultado esperado, como planejamos. Fazemos, todos os dias, com que as pessoas sejam bem recebidas, desde o atendimento ao público, na Secretaria, até às visitas residenciais às famílias”, pontua Roldão.

Atualmente, o programa beneficia 17.010 famílias em Garanhuns, representando uma cobertura de 117,05 % da estimativa de famílias pobres no município. Em Garanhuns, as famílias recebem benefícios com valor médio de R$162,02, porém, alguns inscritos são contempladas com quase R$ 800, 00. O valor total transferido pelo Governo Federal em benefícios às famílias atendidas, em Garanhuns, alcançou R$ 2.755.894, no mês de setembro.

Em relação às condicionalidades, o acompanhamento da frequência escolar, com base no primeiro semestre de 2014, atingiu o percentual de 95,12% para crianças e adolescentes entre seis e 15 anos de idade, o que equivale a 14.088 alunos acompanhados, em relação ao público do perfil, que totalizam 14.811. Para os jovens entre 16 e 17 anos, o percentual atingiu 82,47% (2.621) que, ao total, são 3.178, no município. Já o acompanhamento da saúde das famílias, no primeiro semestre de 2014, alcançou 84,17%, um percentual que equivale a 11.862 famílias, de um total de 14.093, que compunham o público no perfil, da área de saúde do município.

Para a secretária de Assistência Social, Célia Sobral, Garanhuns ter sido selecionado para representar o estado nesse encontro é de grande importância, sendo um reflexo do empenho da equipe. “Isso só comprova que estamos no caminho correto, que estamos dando o nosso melhor para atender as famílias garanhuenses”, comentou.

Além desses dados, algumas medidas tomadas pela gestão do programa foram importantes para que Garanhuns fosse tido como modelo, como por exemplo, metas que foram estabelecidas para atendimento ao público, disposição da equipe ao lidar com a população e instalação de postos para cadastro e esclarecimento à respeito do programa.

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico