GARANHUNS / Documentário sobre a 30ª edição do FIG emociona e resgata história do evento

Nesta sexta-feira (16), sessão extra é aberta ao público e acontece às 16h […]

Leia mais…

publicado: 16/12/2022 15h56,
última modificação: 16/12/2022 15h56

Foi lançado nesta quinta-feira (15), no Cinema do SESC, em Garanhuns, o documentário “30 anos de FIG: A Vitória da Cultura de Pernambuco”. A obra é uma produção da TV Pernambuco, tem 52 minutos de duração e conta toda a história do maior evento multicultural do país.

Para Milena Evangelista – diretora de articulação e projetos especiais da TV Pernambuco, houve um grande trabalho para produção do filme. “Esse filme reuniu um esforço tremendo pra contar essa história, essa culminância da 30ª edição do Festival de Inverno. É uma história muito rica, muito importante”, destaca.

Sandra Albino, secretária de Cultura de Garanhuns, enfatiza a importância da realização do Festival de Inverno em Garanhuns. “Nenhum outro evento tem as características de imponência artística e cultural que nosso FIG tem. Para mim, enquanto secretária de Cultura, foi uma honra incomparável poder dar minha contribuição para um FIG marcante: o FIG 30 anos”, pontua.

O prefeito Sivaldo Albino falou sobre a comemoração das três décadas do festival. “A edição do FIG deste ano foi diferente. Em conversas frequentes com o secretário de Cultura do Estado, Oscar Barreto, eu falava que a realização do evento em 2022 teria de que ser realmente pra marcar. E assim foi feito. A Prefeitura de Garanhuns disponibilizou recursos e com a parceria incrível com o Governo de Pernambuco, realizamos a maior edição de todos os tempos”, pontuou.

O momento contou com a presença de artistas, produtores, técnicos, fazedores de Cultura Popular, servidores da Secult-PE, Fundarpe, Prefeitura de Garanhuns e familiares de Ivo Amaral, ex-prefeito e fundador do Festival de Inverno, falecido no mês de novembro deste ano. Já nesta sexta, há sessão aberta ao público às 16h, os ingressos serão distribuídos às 15h no portão de acesso ao Centro de Produção Cultural (CPC).

Texto: Allan Gustavo
Fotos: Hilton Marques