GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Garanhuns divulga plano de ação de combate ao Aedes aeghipty

Saúde

Garanhuns divulga plano de ação de combate ao Aedes aeghipty

Informações foram concedidas na manhã desta quinta-feira (03), em coletiva de imprensa Com o intuito de combater o mosquito Aedes aegypyti, responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, tendo em vista a situação de emergência decretada...

Publicado em

Informações foram concedidas na manhã desta quinta-feira (03), em coletiva de imprensa

Com o intuito de combater o mosquito Aedes aegypyti, responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, tendo em vista a situação de emergência decretada pelo estado de Pernambuco, devido ao aumento do número de casos de microcefalia e sua relação com o mosquito, a Secretaria de Saúde de Garanhuns divulgou hoje (03), em coletiva de imprensa, o plano de ação que será executado.

No último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, divulgado na semana passada, o percentual, que refere-se às casas que apresentaram larvas do mosquito Aedes aegypyti, responsável pela transmissão da dengue e febre chikungunya, aumentou 1,8% em seu índice geral, em relação ao levantamento anterior, que totaliza 7,5% – quando o índice preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) é de 1,0%.

Diante disso, a partir da próxima segunda-feira (07), até o dia 19 deste mês, será realizado um mutirão de limpeza em diversos bairros da cidade, com o intuito de evitar qualquer criadouro do mosquito. Será feito o recolhimento do lixo e objetos das ruas, calçadas e terrenos que possam vir a acumular água parada. Na ação, serão utilizadas caçambas, retroescavedeira, entre outros equipamentos para agilizar o trabalho.

Nas mais de 60 escolas municipais, serão promovidas, durante uma semana, diversas ações de conscientização e orientação para que, a partir do momento em que as crianças sejam sensibilizadas com a causa, possam repassar os devidos cuidados para os seus familiares, se tornando agentes multiplicadores da ação.

“Apesar de todo esse apoio do governo, é importante ressaltar que a ativa cooperação da população é imprescindível nesse trabalho. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 90% dos criadouros do mosquito estão nas residências. Ou seja, a atenção da população é um fator fundamental para esta luta”, destaca o titular da pasta, Alfredo de Góis.

O mutirão de limpeza e as atividades de combate ao mosquito serão realizados pelo Governo Municipal, por meio das secretarias municipais de Saúde, Obras, Agricultura e Abastecimento, Comunicação Social, Educação e Esportes, Diretoria de Transportes, Almoxarifado e Defesa Civil.

Garanhuns divulga plano de ação de combate ao Aedes aeghipty 3 Garanhuns divulga plano de ação de combate ao Aedes aeghipty


Texto: Ruthe Santana  
Edição de texto: Cloves Teodorico
Departamento de Assessoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste