Garanhuns divulga plano de ação de combate ao Aedes aeghipty

publicado: 03/12/2015 13h19,
última modificação: 03/12/2015 13h19

Informações foram concedidas na manhã desta quinta-feira (03), em coletiva de imprensa

Com o intuito de combater o mosquito Aedes aegypyti, responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e do zika vírus, tendo em vista a situação de emergência decretada pelo estado de Pernambuco, devido ao aumento do número de casos de microcefalia e sua relação com o mosquito, a Secretaria de Saúde de Garanhuns divulgou hoje (03), em coletiva de imprensa, o plano de ação que será executado.

No último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, divulgado na semana passada, o percentual, que refere-se às casas que apresentaram larvas do mosquito Aedes aegypyti, responsável pela transmissão da dengue e febre chikungunya, aumentou 1,8% em seu índice geral, em relação ao levantamento anterior, que totaliza 7,5% – quando o índice preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) é de 1,0%.

Diante disso, a partir da próxima segunda-feira (07), até o dia 19 deste mês, será realizado um mutirão de limpeza em diversos bairros da cidade, com o intuito de evitar qualquer criadouro do mosquito. Será feito o recolhimento do lixo e objetos das ruas, calçadas e terrenos que possam vir a acumular água parada. Na ação, serão utilizadas caçambas, retroescavedeira, entre outros equipamentos para agilizar o trabalho.

Nas mais de 60 escolas municipais, serão promovidas, durante uma semana, diversas ações de conscientização e orientação para que, a partir do momento em que as crianças sejam sensibilizadas com a causa, possam repassar os devidos cuidados para os seus familiares, se tornando agentes multiplicadores da ação.

“Apesar de todo esse apoio do governo, é importante ressaltar que a ativa cooperação da população é imprescindível nesse trabalho. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 90% dos criadouros do mosquito estão nas residências. Ou seja, a atenção da população é um fator fundamental para esta luta”, destaca o titular da pasta, Alfredo de Góis.

O mutirão de limpeza e as atividades de combate ao mosquito serão realizados pelo Governo Municipal, por meio das secretarias municipais de Saúde, Obras, Agricultura e Abastecimento, Comunicação Social, Educação e Esportes, Diretoria de Transportes, Almoxarifado e Defesa Civil.

Garanhuns divulga plano de ação de combate ao Aedes aeghipty 3 Garanhuns divulga plano de ação de combate ao Aedes aeghipty

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico