Garanhuns colabora com pesquisa para criação de vacina contra a dengue

publicado: 16/09/2015 12h47,
última modificação: 16/09/2015 12h47

Em Pernambuco, além de Garanhuns, Olinda também participa da iniciativa

O município de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, está colaborando com uma pesquisa nacional que tem o objetivo de desenvolver uma vacina contra a dengue. A iniciativa, da Universidade Federal de São Paulo e do Ministério da Saúde, é uma etapa desse processo. Ao todo, oito Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão envolvidas na coleta de sorologia – os agentes comunitários de saúde das localidades estão responsáveis pela mobilização das comunidades para que pessoas sejam voluntárias.

Os critérios de escolha dos municípios participantes, estabelecidos pelos pesquisadores, envolvem a incidência de casos por número de habitantes. No Estado, apenas Garanhuns e Olinda foram selecionados. No total, em todo o Brasil, são 63 municípios envolvidos na causa. Ao término das coletas, o material será enviado ao ministério.

A ação vem sendo coordenada, em Garanhuns, desde o início deste mês, pela Vigilância Epidemiológica. “Nós estabelecemos os postos de saúde que participariam conosco desse trabalho voluntário. A partir disso, estamos cumprindo um cronograma de visita às unidades para convidar a população dessas áreas. Outras pessoas, que morem em outros bairros, também podem participar de maneira espontânea”, esclarece a coordenadora do departamento, Sísia Melo.

Os interessados em participar da coleta de sangue devem estar na faixa etária de 1 a 20 anos, e se dirigir ao Laboratório Garanhuense de Análises Médicas (Lagam), localizado na praça Souto Filho, centro. Para outras informações, o contato da Vigilância Epidemiológica é o (87) 3761-7750.


Texto: Cloves Teodorico
Imagem: Divulgação/Internet
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)