Garanhuns / Carreata encerra atividades na Semana da Pessoa com Deficiência

De 20 a 27 de agosto, diversas Secretarias realizaram atividades. Momento teve como principal objetivo dar visibilidade à causa […]

Leia mais…

publicado: 27/08/2021 19h08,
última modificação: 27/08/2021 19h08

Com carreata pelas principais ruas da cidade, a Semana da Pessoa com Deficiência foi encerrada nesta sexta-feira (27). O momento foi a culminância das ações que tiveram início no último dia 20 de agosto e seguiram com atividades ao longo de toda a semana. Com o tema: “Todas as pessoas merecem uma dose de respeito”, o evento foi uma realização do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comud), Secretaria de Educação (Seduc) e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). O secretário de Articulações Políticas e Governo, Gedécio Barros, representou o Prefeito Sivaldo Albino na ocasião.

Diversas Secretarias atuaram em favor da causa. Formações para profissionais da SASDH que atuam com pessoas com deficiência foi realizada na segunda-feira (23). A Seduc promoveu palestras, rodas de diálogo, apresentações culturais, entre outras atividades, de 23 a 26 de agosto, no canal do YouTube da Prefeitura de Garanhuns. Já a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer fez uma apresentação de judô para os alunos da Apae Garanhuns.

A coordenadora da Casa dos Conselhos Rita de Cássia, sempre atuante na causa, comenta sobre a necessidade de fazer “barulho” para quem, muitas vezes, está invisível na sociedade. “Essa carreata quer mostrar que a pessoa com deficiência deve aparecer e estamos aqui para que todos sejam olhados com igualdade. São pessoas com suas especificidades, porém são sujeitos de direito. É uma luta diária, mas aos poucos a gente consegue chegar ao ideal de uma sociedade sem segregação e com verdadeiras oportunidades para todos”.

Fotos: Fernando Henrique