Garanhuns adere à campanha de incentivo ao aleitamento materno

publicado: 03/08/2016 19h15,
última modificação: 03/08/2016 19h15

A Semana Mundial da Amamentação é vivenciada entre os dias 1 e 7 de agosto

Por RUTHE SANTANA

O município de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, aderiu à campanha mundial, lançada pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, sobre a importância da amamentação – comemoração vivenciada entre os dias 1 e 7 de agosto. Nesta perspectiva, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município estão promovendo diversas atividades voltadas ao tema. A Semana Mundial da Amamentação (SMAN) tem a finalidade de incentivar o aumento das taxas de aleitamento materno no País e ampliar a consciência a respeito dos benefícios da amamentação para a saúde da mulher, da criança, da família e de toda a sociedade.

Nesta quarta-feira (03), as gestantes e mães de bebês recém-nascidos que são atendidas na UBS Heliópolis I e II puderam participar de diversas discussões sobre a temática. As enfermeiras realizaram uma apresentação sobre a importância da amamentação. Em seguida, uma fisioterapeuta falou sobre a postura correta para amamentação e algumas manobras para desengasgo. Ainda aproveitando o grupo feminino que estava reunido, a coordenação do Centro de Especialidades de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc) esteve presente, falando sobre os serviços oferecidos no local. Além disso, uma equipe da Secretaria da Mulher também participou do encontro e realizou um debate sobre a violência contra a mulher.

Os encontros promovidos nas unidades visam, sobretudo, incentivar a amamentação, visto que de acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno não agride o meio ambiente e reduz a mortalidade infantil. A campanha alerta que amamentar faz bem à saúde da mãe, do bebê e, também, do planeta. “Nós temos o grupo de gestantes, que a cada mês abordamos um tema, então aproveitamos essa semana para falar sobre amamentação. Até porque sabemos que aquela criança que mama tem condições de saúde bem melhores, então queremos focar na importância do aleitamento exclusivo”, comentou a enfermeira Camila Leite.

A Semana Mundial da Amamentação é comemorada em mais de 150 países e o tema da campanha brasileira deste ano é “Amamentação. Faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”. A recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de amamentar os filhos de forma exclusiva até o sexto mês de vida, e só inserir alimentação sólida após esse período. De acordo com a OMS e o Programa das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa do aumento de taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

Garanhuns adere à campanha de incentivo ao aleitamento materno 2 Garanhuns adere à campanha de incentivo ao aleitamento materno 3 Garanhuns adere à campanha de incentivo ao aleitamento materno 4


Fotos: Ruthe Santana – Secom/PMG
Data: 03/08/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109