FIG 2022: Programação de cinema segue até o sábado (30)

Documentário Samba na Lata foi exibido no CPC do Sesc Garanhuns nesta quinta (28) […]

Leia mais…

publicado: 29/07/2022 14h02,
última modificação: 29/07/2022 14h02

A valorização da produção audiovisual é uma presença constante ao longo das edições do Festival de Inverno de Garanhuns. Em uma das modalidades mais concorridas do FIG, a programação conta com dezenas de curtas e longa-metragens, exibidos em dois locais: o Cine Eldorado, no bairro Heliópolis; e o Centro de Produção Cultural do Sesc Garanhuns (CPC/Sesc), no centro da cidade.

Nesta quinta-feira (28), o destaque foi o documentário musical “Samba de Latada”, projeto do músico pernambucano Josildo Sá. A exibição foi realizada no CPC do Sesc. O documentário tem direção de João Lucas Melo, e foi produzido pela Jacaré Filmes. A obra conta a história do samba de latada, ou de matuto, gênero musical que se popularizou no sertão de Pernambuco. Josildo Sá celebra com o documentário os 15 anos do CD Samba de Latada, em parceria com o multi-instrumentista paulista Paulo Moura, falecido em 2010, aos 78 anos.

O documentário Samba de Latada gravado em Tacaratu, no sertão pernambucano, resume a história deste estilo esquecido, considerado por muitos, um subproduto do samba. Além disso, mostra como Josildo Sá, sem pretensão, entrou para a história do forró, e em particular, e para MPB no geral. Tudo graças a um inusitado trabalho com uma variante do samba, cuja existência estava esquecida no Nordeste, e era ignorada no Sudeste.

O filme faz uma imersão sonora entre o gênero que passeia entre o forró e o samba, apresentando canções, artistas locais e músicas feitas, especialmente, para o documentário. “Conseguimos realizar esse sonho em um momento muito difícil da pandemia da Covid-19, e isso foi muito importante,” completa Josildo.

A programação de cinema no FIG vai até o sábado (30), e está disponível no link: https://docs.google.com/document/d/1QAqWTLjbHExQYwRNELKWLnRSS1B7bg-i5bUTB9APRHM/edit

Texto e fotos: Taís Chaves

Comunicação do FIG 2022 | Prefeitura de Garanhuns