Festa de Nossa Senhora de Nazaré tem início na Comunidade Quilombola Timbó, em Garanhuns

Abertura de festividade contou com procissão e terço em frente à Igrejinha
[…]

Leia mais…

publicado: 25/01/2022 21h54,
última modificação: 25/01/2022 21h54

Teve início nesta segunda-feira (24) a Festa de Nossa Senhora de Nazaré, na Comunidade Quilombola Timbó, em Garanhuns. A festividade é realizada há quase 400 anos e é carregada de tradição e simbolismo. Os moradores da localidade aguardam ansiosamente o fim do mês de janeiro e mantém os passos de comemoração e louvor que contemplam, inclusive, orações em latim. A secretária de Cultura do município, Sandra Albino, participou da abertura acompanhada da secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Pâmela Azevedo, do sub-prefeito de Iratama, Roberto Vilaço, além das vereadoras Fany Bernal e Marília Ferro, que compõem a mandata coletiva Fany das Manas, e do secretário-geral da Codeam, Cayo Albino.

“Faz mais de 11 anos que participo efetivamente dos movimentos da comunidade do Timbó e eu nunca vi o poder público tão presente, nos ajudando a fazer tudo isso. Ter representantes da Prefeitura, da Câmara e da Codeam nos faz ter esperança e confirma que estamos no caminho certo”, afirmou Creuza Teles, presidente da Associação Rural Comunitária dos Remanescentes do Quilombo do Timbó e Adjacências.

A festividade teve início com a saída da bandeira de Nossa Senhora de Nazaré da casa de Dona Maria do Carmo e José Ivan, onde ela permaneceu desde o ano passado. Os moradores saíram em procissão, acompanhados da Banda de Pífanos Santa Luzia, da Comunidade Quilombola Atoleiro, de Caetés. Na chegada à tricentenária igrejinha – que foi tombada e é Patrimônio Cultural de acordo com o Decreto Estadual Nº 48693, de 18 de fevereiro de 2020 – os devotos rezaram o terço com ladainhas e orações, algumas delas inclusive em latim.

“É uma honra para nós que fazemos parte do Governo Municipal apoiarmos e estarmos presentes nesta festa tão tradicional. Sabemos a importância que todo esse movimento tem para o povo do Timbó e de Iratama como um todo. É nossa missão fortalecer as tradições e apoiá-las. Estou muito emocionada com tudo que vivemos nesta noite, momentos de muita fé que nos trazem esperança de dias melhores em momentos tão difíceis”, disse Sandra Albino, secretária de Cultura de Garanhuns.

A bandeira de Nossa Senhora de Nazaré foi erguida em frente à igreja, onde ficará até o fim da festa, quando será levada para a casa dos próximos padrinhos. A festividade segue até o dia 02 de fevereiro, com terços todas as noites. No último dia terá a Missa às 15h, seguida de uma procissão e da entrega da bandeira na casa dos padrinhos.

Fotos Vinicius Vilela / Secom Prefeitura de Garanhuns