Exposição e documentário na programação da Semana de Conscientização e Combate ao Racismo

Exposição Filho da Terra mostra a vida do líder quilombola Espedito Ferreira. Documentário da cineasta Tila Chitunda também marca a semana de atividades […]

Leia mais…

publicado: 16/03/2022 01h27,
última modificação: 16/03/2022 01h27

Exposição e documentários fazem parte da Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Racismo. Na noite desta segunda-feira (14), no Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios (CPC) do Sesc, foi aberta para convidados a Exposição Filho da Terra e a exibição do vídeo FotogrÁFRICA, da cineasta pernambucana Tila Chitunda. Ao longo da semana, uma programação especial, e gratuita, foi preparada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) para toda a população.

Com a curadoria de Joesile Cordeiro e Stephany Metódio, da Secretaria de Cultura de Garanhuns, e coordenação de Aline Lima da SASDH, a exposição Filho da Terra abriu a noite de homenagens. Através de fotografias documentais de Thaysa Vila Nova e pintura expositiva de Onaldo Lucas de Sá, o projeto homenageia o líder quilombola do Timbó, o senhor Espedito Ferreira e aborda três pilares que perpassa a história desse líder: A terra, o filho da terra, e as sementes.

Além da exposição, momentos culturais e de forte representatividade puderam ser vivenciados. A noite contou com a apresentação das “Meninas do Estiva – Negras Ubuntu”; logo depois, foi a vez de Edivane Lopes, André Silva e Cida Nascimento, com poesia de Maya Angelous e performance de Afoxé em reverência a Oxum; além de música com Zhara Lins e David Rodriguez, momentos antes de um dos vídeos apresentados no Cinema do CPC.

A noite se encerra com um dos vídeos da trilogia da cineasta Tila Chitunda. O FotogrÁFRICA conta a históra de Dona Amélia, Angolana refugiada de guerra que recomeçou a vida em Olinda (PE). A série completa será apresentada durante a programação, com os vídeos “Nome de Batismo-Alice” e “Nome de Batismo-France”. Confira, abaixo, a programação da Semana de Conscientização e Combate ao Racismo, no CPC do Sesc.

• Exposição Filho da Terra – de 14 a 19 de março
• Exibição de Documentários Tila Chitunda e debate – 15/03 a 17/03 (das 9h às 12h e de 14h às 17h);
Dia 16/03 (das 19h às 22h).

Fotos: Fernando Henrique