GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Estudantes de Medicina terão vivência em Unidades de Saúde de Garanhuns

Saúde

Estudantes de Medicina terão vivência em Unidades de Saúde de Garanhuns

Além de contribuir com a formação dos futuros médicos, a iniciativa trará melhorias para o atendimento de saúde em Garanhuns  Para promover a saúde e auxiliar na prevenção de doenças e agravos na sociedade, o Governo Municipal de Garanhuns, por...

Publicado em

Além de contribuir com a formação dos futuros médicos, a iniciativa trará melhorias para o atendimento de saúde em Garanhuns 

Para promover a saúde e auxiliar na prevenção de doenças e agravos na sociedade, o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), irá inserir 40 estudantes da referida instituição de ensino em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Os formandos, que terão o médico como preceptor de suas atividades, estarão nas unidades discutindo temas de maior necessidade da população da área, de acordo com o perfil da comunidade, que será traçado por eles mesmos, em visitas domiciliares, junto aos agentes comunitários de saúde.

A coordenadora de Educação em Saúde, Daniele Chianca, está articulando a interação entre a UPE e a Secretaria de Saúde. “A presença desses estudantes nas unidades, à longo prazo, trará um retorno a Garanhuns, pois estaremos formando profissionais que terão um novo olhar para a comunidade, serão médicos que conhecem de perto as necessidades dos garanhuenses. Porém, além disso, de imediato, perceberemos melhorias nos serviços, pois esses estudantes estarão em contato com a população, observando e acompanhando casos, que serão levados ao médico do setor de abrangência, na unidade onde eles estiverem atuando”, comenta a enfermeira.

De acordo com o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, essa é uma forma de contribuir com a formação dos futuros médicos de Garanhuns e aproveitar essa aprendizagem para aumentar a assistência em saúde à população. “Com essa ação, nós interferimos na base de formação dos profissionais da área, que vai definir quem serão os nossos futuros médicos. Além disso, nós humanizamos ainda mais os atendimentos por meio do maior contato que esses estudantes terão com a população. Essas atividades representam mais um avanço da saúde de Garanhuns e, para nós, é uma alegria imensa estar colaborando com essa conquista”, comenta o titular da pasta.

Durante o período da manhã, os estudantes abordarão, em palestras, e irão auxiliar a população com respeito a assuntos específicos, como saúde mental, câncer de próstata e útero, hipertensão e outras doenças, tendo o primeiro contato com essas pessoas e, à tarde, levarão para as salas de aula alguns casos e as experiências adquiridas para serem debatidas com os professores. Dessa forma, os formandos em medicina poderão estudar, entender e avaliar a rotina de pacientes que convivem com patologias mais prevalecentes na área, colaborando com a melhoria dos serviços no município. Ao final do período de atuação dos estudantes, os médicos das unidades que estarão acompanhando essa aprendizagem, receberão um certificado de preceptoria.

IMG_0196 (1) (1)


Texto e fotos: Ruthe Santana 
Edição de texto: Cloves Teodorico 
Informações para a imprensa: 
(87) 3762,0109 (Secom/PMG) 

Redimensionar Fonte
Contraste