Escola de Garanhuns realiza projeto que faz homenagem à Gonzaga de Garanhuns

Faz parte do projeto uma visita dos estudantes ao Espaço Cultural do artista […]

Leia mais…

publicado: 24/11/2021 12h02,
última modificação: 24/11/2021 12h02

A Escola Municipal Amélia Maria Cordeiro de Melo Tavares está realizando um projeto de valorização da Cultura popular. A unidade escolheu o trabalho de Gonzaga de Garanhuns para fazer uma homenagem ao artista. O projeto envolve 400 crianças e adolescentes, que serão inseridas em diversos segmentos.

Também faz parte do projeto a visita ao Espaço Cultural de Gonzaga de Garanhuns, que fica no bairro da Liberdade. Ao todo 60 crianças e adolescentes conheceram um pouco da história do cordelista e mestre do reisado. Encantados com tanta história, os estudantes foram guiados pelo próprio artista. “A ideia é mostrar que eles têm na comunidade uma grande figura, patrimônio de Pernambuco. Queremos mostrar o valor que ele tem e também que a Cultura é acessível”, disse Adriana Patrícia, gestora da escola.

A partir desta semana os estudantes começam a ter ensaios para apresentação de uma cantata de Natal, que será uma apresentação de Reisado. Gonzaga também acompanhará os ensaios de perto. Gonzaga de Garanhuns tem mais de 60 anos de carreira como cordelista e também no reisado. Em 2018, foi eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). “Estou muito feliz, imensamente emocionado. Esse espaço é das crianças e dos adultos, assim vamos levar nossa cultura à frente”, disse o mestre da cultura popular.

Fotos: Hilton Marques