Dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a população tem acesso a serviços que vão além do atendimento médico, de enfermagem e odontológico. Através da Equipe Multidisciplinar (eMulti), profissionais das áreas de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia e Assistência Social ampliam os cuidados em saúde com os usuários, trabalhando na prevenção e fortalecendo a Atenção Primária. É possível acessar os serviços em todas as UBSs.
Para marcar consultas, o usuário deve se dirigir à UBS mais próxima e se informar sobre as datas disponíveis na unidade. Além dos atendimentos individuais e visitas domiciliares, as equipes também realizam grupos coletivos de atividade física e práticas complementares, como auriculoterapia, ventosaterapia e aromaterapia. São realizados cerca de 2,5 mil atendimentos por mês, na cidade e na área rural.
“Hoje, dispomos de quatro equipes multiprofissionais, que auxiliam as equipes de referência da UBS e favorecem a promoção da saúde, com atendimentos clínicos, visitas domiciliares e atividades coletivas. É um compromisso de atendimento integrado e humanizado do município com os usuários”, diz o coordenador da eMulti, Anderson Melo.
Anteriormente, as equipes eram denominadas de Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). O programa foi reformulado em 2023, a partir da Portaria GM/MS nº 635, que criou incentivo federal para a implantação de equipes eMulti. Assim, Garanhuns dobrou o número de equipes, que atendem as 41 UBSs do município.
Assessoria de Comunicação — Secretaria de Saúde
Fotos: Paula Mayer (PMG)










