Enfermeiros de Garanhuns são capacitados na área de mortalidade

publicado: 30/06/2015 13h40,
última modificação: 30/06/2015 13h40

O objetivo da capacitação é promover intervenções para diminuição da mortalidade fetal e infantil no município

Aproximadamente 50 enfermeiros de Garanhuns estão participando, hoje (30), de uma capacitação. Preparar os profissionais do município para qualificar a vigilância dos óbitos e fortalecer o grupo técnico de discussão de óbitos fetais e infantis é o objetivo da capacitação, que visa, sobretudo, promover intervenções para diminuição da mortalidade fetal e infantil. A aula está sendo ministrada na Escola Municipal Henrique Dias e segue até às 16h.

Durante esse dia, os profissionais estão debatendo as investigações e intervenções de óbitos fetais e infantis. Uma das coordenadoras de Vigilância Epidemiológica, Sísia Melo, fala sobre a relevância dessa capacitação para o trabalho dos enfermeiros do município. “Esse momento irá contribuir diretamente na vigilância de óbitos de interesse de saúde pública, para que possamos identificar os pontos críticos e criar intervenções para reduzir a mortalidade fetal e infantil”, comentou a coordenadora.

A ação, promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, está contando com a participação de enfermeiros da Atenção Básica de Garanhuns, do programa Mãe Coruja, um representante de cada hospital de Garanhuns, da V Gerência Regional de Saúde (V Geres) e da Secretaria Estadual de Saúde. A partir dessa capacitação, os profissionais estarão aptos a propor intervenções para a redução da mortalidade fetal e infantil por causas evitáveis, no município.

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico