Em 2024, Programa Saúde na Escola já realizou 400 ações em Garanhuns

publicado: 04/06/2024 19h35,
última modificação: 05/06/2024 12h39

Número supera quantitativo de 2023, demonstrando compromisso com a saúde das crianças e adolescentes

Realizado em parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, o Programa Saúde na Escola (PSE) alcançou um novo marco em Garanhuns. Até o mês de maio, foram 400 ações realizadas nas creches, escolas municipais e estaduais do município. Dentre os eixos compreendidos, estão saúde bucal, vacinação, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental, combate às arboviroses e práticas corporais.

As ações do PSE são realizadas pelas equipes de Atenção Básica e Multiprofissional (eMulti), com apoio das instituições de ensino. O objetivo é contribuir com a formação integral dos estudantes por meio da promoção, prevenção e atenção à saúde, permitindo também o monitoramento e ampliação das estratégias de saúde da criança e do adolescente.

A secretária de Saúde de Garanhuns, Catarina Tenório, reforça a importância da parceria entre as pastas da Saúde e Educação: “Deixo meu agradecimento à secretária de Educação, Wilza Vitorino, pela parceria que demonstra um olhar especial à saúde das nossas crianças e adolescentes”. Ela também reforça a ampliação da Equipe Multiprofissional como chave para o fortalecimento do PSE em Garanhuns: “Em 2021, nós contávamos apenas com 10 profissionais na equipe do Nasf, atual eMulti. Hoje, temos 38 profissionais que atuam nos quatro distritos, trabalhando nas escolas, através do PSE, como também em todo o território das Unidades Básicas de Saúde”.

A secretária de Educação, Wilza Vitorino, fala sobre o impacto das atividades do PSE na vida das crianças e adolescentes de Garanhuns: “Percebemos, no dia-a-dia na escola, o quanto as ações do PSE fazem a diferença, já que a saúde do estudante colabora diretamente para o seu bem-estar e processo de aprendizagem”. “Neste ano, já superamos as ações do ano anterior. O compromisso se mostra cada vez mais forte e alcançando mais pessoas”, comenta.

Fotos: Vinicius Vilela (PMG) e equipes
Arte gráfica: Divaci Souza (PMG)