Educação de Garanhuns avança pelo 3º ano consecutivo no SAEPE

O resultado oficial foi divulgado e mostra que escolas municipais subiram de nível no Padrão de Desempenho
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publicado: 18/04/2024 13h44,
última modificação: 18/04/2024 13h44

A educação em Garanhuns continua a traçar um percurso de sucesso, marcando seu terceiro ano consecutivo de avanços significativos, conforme atestam os resultados recém-divulgados Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Em 2023, a prova foi aplicada para as turmas do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental. Os resultados oficiais comprovam o crescimento no desempenho das escolas municipais.

Atendendo às expectativas, todos os anos participantes da avaliação tiveram proficiências atingidas em Língua Portuguesa e Matemática. A Rede Municipal de Garanhuns obteve ainda um recorde na participação de estudantes, chegando a 95% de presença. Outra grande conquista é a elevação de nível em diversas escolas. O SAEPE classifica o Padrão de Desempenho como Elementar I, Elementar II, Básico e Desejável. Atualmente Garanhuns não conta com nenhuma escola no Elementar I e 94% das turmas do 2º ano estão maiores níveis (Básico e Desejável).

“Os dados dizem muito do trabalho na Rede e estão em consonância com a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem, realizada pelo município. O resultado vem em crescente de acordo com o trabalho feito por professores e equipe gestora em todas as instituições de ensino. É uma construção em que contemplamos as especificidades de cada comunidade a partir de sua identidade. Estamos caminhando de forma equitativa, seja na sede ou no campo, nas escolas quilombolas”, afirma Carlos Barros, diretor de Ensino de Garanhuns.

Entre as unidades que tiveram mais destaque em crescimento estão a EFITI José Ferreira Sobrinho e as escolas General Sampaio, Julião Capitó Filho, Maria Tavares do Nascimento, Monsenhor Tarcísio Falcão e Professor Letácio Brito. O Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) foi criado, em 2000, com o objetivo de diagnosticar o desempenho dos alunos da rede pública, bem como subsidiar o monitoramento de políticas educacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.

Arte gráfica: Divaci Souza