Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é vivenciado em Garanhuns

No período de maio de 2021 a abril de 2022, foram notificados 154 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no município
[…]

Leia mais…

publicado: 18/05/2022 15h44,
última modificação: 18/05/2022 15h44

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Garanhuns, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou na manhã desta quarta-feira a culminância das atividades do “Maio Laranja”. O momento solene, alusivo à data, foi vivenciado no Espaço Cultural Luiz Jardim, marco zero da cidade.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Eliane Madeira, a pandemia contribuiu significativamente para o aumento dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes no município: “Nossa equipe, com total apoio do Prefeito Sivaldo Albino, está aberta para acolher e encaminhar todas as denúncias para que sejam averiguadas e conduzidas aos devidos poderes constituídos. O que nós pedimos é que a sociedade não tenha medo. Denuncie e nos ajude a proteger nossas crianças e adolescentes”, pontuou.

Vítimas em Garanhuns – No período de maio de 2021 a abril de 2022, foram notificados 154 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no município. No evento de hoje, as equipes da Assistência junto com crianças e adolescentes que fazem parte dos serviços da Secretaria, realizaram um minuto de silêncio pelas vítimas, além da colocação de 154 flores artesanais no gramado do espaço.

Além dos profissionais do Creas, outros equipamentos da SASDH estiveram presentes com suas equipes, a exemplo dos Cras, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa Criança Feliz. O Conselho Tutelar, órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente, também participou do momento, além da participação da Secretaria da Mulher.

Fotos: Vinícius Vilela