Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado em Garanhuns

Outros serviços gratuitos serão ofertados à comunidade trans nesta terça-feira (30) […]

Leia mais…

publicado: 30/01/2024 12h58,
última modificação: 30/01/2024 12h58

Nesta segunda-feira (29) é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Em Garanhuns, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Casa de Justiça e Cidadania (CJC), preparou uma série de atividades para celebrar a data. O primeiro dia contou com palestras sobre o tema na Câmara de Vereadores de Garanhuns. Para amanhã (30), orientações jurídicas, odontomóvel e outros serviços serão ofertados à população Trans na CJC.

Após a mesa de abertura, que contou com as presenças da secretária interina de Assistência Social, Mariza Marques; das mulheres trans e servidoras municipais Renata Alexsandra e Drika Gomes e do homem trans Ivan Araújo, o público assistiu a palestra “As diferentes faces da violência na vida de pessoas trans”, com o cirurgião-dentista, sanitarista e educador popular em saúde, Guilherme Santos. Também, na ocasião, a coordenadora do CTA/SAE, Fabíola Lins apresentou os serviços e ferramentas disponíveis pra os cuidados e prevenção da saúde sexual.

“A visibilidade trans vai além do reconhecimento, ela é um passo essencial na garantia de direitos; direitos estes que não são especiais, mas sim, direitos humanos fundamentais: o direito à vida, à segurança, à saúde, à educação e ao trabalho. Que este dia sirva como um lembrete de que nossa luta diária é necessária. Juntos podemos construir uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa”, abordou, em seu discurso de abertura, a servidora municipal e mulher trans Renata Alexsandra.

Fotos: Hilton Marques