Dia Internacional da Pessoa Idosa contará com ações em Garanhuns

publicado: 29/09/2014 12h48,
última modificação: 30/09/2014 09h34

Núcleo de Enfrentamento à Violência contra o Idoso de Garanhuns
realiza programação gratuita no dia 1º de outubro

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, lembrado na próxima quarta-feira, 1º de outubro, o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra o Idoso de Garanhuns (Neviga), vai promover uma programação especial no Espaço Colunata, localizado na avenida Santo Antônio, centro da cidade, a partir das 8h30min. O evento é aberto ao público e vai oferecer entretenimento aos idosos, além de uma ação de conscientização para a sociedade em geral quanto ao respeito aos idosos. O momento vai ser encerrado ao meio-dia.

A programação tem início com uma apresentação do grupo de reisado dos idosos do Centro de Assistência Social (Cras), do bairro Heliópolis. Logo em seguida, será ministrada, pela psicóloga Juliana Coelho e pelo enfermeiro Fábio Henrique, uma palestra com o tema: “A saúde do idoso e a violência contra o idoso”. Os alunos do curso de psicologia da Universidade de Pernambuco (UPE), vão realizar uma oficina sobre sexualidade. Os estagiários do curso de medicina, da mesma instituição, realizarão uma palestra sobre o combate à osteoporose. A ocasião também vai ofertar um espaço para denúncias de violência contra o idoso.

Além dessas atividades, será realizado o rastreamento de fatores de risco para doenças cardiovasculares e os participantes receberão orientações sobre o benefício assistencial, como o amparo social ao idoso, o benefício previdenciário de aposentadoria por idade, representação legal e empréstimos consignados com o Instituo Nacional do Seguro Social (INSS). A coordenadora do Neviga, Bruna Paixão, fala sobre a comemoração. “Será um momento de conscientização à população sobre os casos de violência contra o idoso, como devem ser identificados e a necessidade de serem denunciados”, ressalta. Ainda de acordo com Bruna, o momento servirá para divulgar o núcleo, recém criado, como órgão que centralizador das denúncias em Garanhuns.


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Imagem: Divulgação
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)