“Dia D” do Outubro Rosa mobiliza cerca de 2 mil pessoas em Garanhuns

publicado: 24/10/2014 15h41,
última modificação: 24/10/2014 19h20

Exames de citologia, solicitações de mamografia, atendimento de saúde bucal e orientações sobre a saúde feminina foram alguns dos serviços oferecidos

O “Dia D” da campanha de combate ao câncer de mama e colo do útero, Outubro Rosa, foi realizado hoje (24), no Espaço Colunata, no centro da cidade. A campanha que tem chamado a atenção das mulheres, em Garanhuns, para o cuidado com a saúde, mobilizou, nesta sexta-feira, cerca de 2 mil pessoas que, na ocasião, puderam, além de cuidar da saúde e beleza, assistir apresentações culturais. Quase mil mulheres foram atendidas em serviços como citologias, solicitação de mamografias e aferição de pressão.

“O evento foi um sucesso pois refletiu todo o esforço, trabalho e carinho que estamos tendo há dois meses. A luta contra o câncer já tem a cara da vitória. O momento de hoje vem reforçar que as mulheres podem e devem prevenir o câncer, basta abraçar a causa”, comentou a coordenadora do Outubro Rosa, Robécia Assunção.

As salas disponibilizaram citologias, solicitação de mamografias, classificação sanguínea, testes rápidos de HIV e sífilis, atendimento de saúde bucal, mental e denúncias à violência contra a mulher e o idoso. A mobilização promoveu palestras, serviços de beleza e orientações em temas que envolvem a saúde. Ainda na programação do dia estavam incluídas atrações culturais como a Orquestra Manoel Rabelo, Reisado Unidos com Alegria, formado pelos idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o projeto Batuque.

O secretário de Saúde de Garanhuns, Arlindo Ramalho, falou sobre o êxito da forma de gestão e da mobilização do “Dia D”. “É uma satisfação muito grande pra mim, pois é a prova que a Secretaria, saindo dos gabinetes, se aproxima da população. Estou feliz não só por estar participando do evento, mas por ver toda essa mobilização, observar a população sendo atendida e também demostrando satisfação”, pontuou.

Diagnosticada no Outubro Rosa, do ano passado, Marluce Espinhara, alerta o público feminino para a necessidade do exame de prevenção. “Estou me curando de um câncer de mama, com um ano de tratamento, graças ao evento. Então como foi muito importante para mim, é também indispensável a todas as mulheres. É preciso estar atenta para a necessidade desse exame”, finalizou.

As ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo do útero, em Garanhuns, que foram intensificadas desde o começo do mês de outubro, seguem até o dia 31, em todos os postos do município.

“Dia D” do Outubro Rosa mobiliza cerca de 2 mil pessoas em Garanhuns 3

 

“Dia D” do Outubro Rosa mobiliza cerca de 2 mil pessoas em Garanhuns 4

“Dia D” do Outubro Rosa mobiliza cerca de 2 mil pessoas em Garanhuns 5

“Dia D” do Outubro Rosa mobiliza cerca de 2 mil pessoas em Garanhuns 2


Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)