GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde “Dia D” do Outubro Rosa mobiliza cerca de 2 mil pessoas em Garanhuns

Saúde

“Dia D” do Outubro Rosa mobiliza cerca de 2 mil pessoas em Garanhuns

Exames de citologia, solicitações de mamografia, atendimento de saúde bucal e orientações sobre a saúde feminina foram alguns dos serviços oferecidos O “Dia D” da campanha de combate ao câncer de mama e colo do útero, Outubro Rosa, foi realizado...

Exames de citologia, solicitações de mamografia, atendimento de saúde bucal e orientações sobre a saúde feminina foram alguns dos serviços oferecidos

O “Dia D” da campanha de combate ao câncer de mama e colo do útero, Outubro Rosa, foi realizado hoje (24), no Espaço Colunata, no centro da cidade. A campanha que tem chamado a atenção das mulheres, em Garanhuns, para o cuidado com a saúde, mobilizou, nesta sexta-feira, cerca de 2 mil pessoas que, na ocasião, puderam, além de cuidar da saúde e beleza, assistir apresentações culturais. Quase mil mulheres foram atendidas em serviços como citologias, solicitação de mamografias e aferição de pressão.

“O evento foi um sucesso pois refletiu todo o esforço, trabalho e carinho que estamos tendo há dois meses. A luta contra o câncer já tem a cara da vitória. O momento de hoje vem reforçar que as mulheres podem e devem prevenir o câncer, basta abraçar a causa”, comentou a coordenadora do Outubro Rosa, Robécia Assunção.

As salas disponibilizaram citologias, solicitação de mamografias, classificação sanguínea, testes rápidos de HIV e sífilis, atendimento de saúde bucal, mental e denúncias à violência contra a mulher e o idoso. A mobilização promoveu palestras, serviços de beleza e orientações em temas que envolvem a saúde. Ainda na programação do dia estavam incluídas atrações culturais como a Orquestra Manoel Rabelo, Reisado Unidos com Alegria, formado pelos idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o projeto Batuque.

O secretário de Saúde de Garanhuns, Arlindo Ramalho, falou sobre o êxito da forma de gestão e da mobilização do “Dia D”. “É uma satisfação muito grande pra mim, pois é a prova que a Secretaria, saindo dos gabinetes, se aproxima da população. Estou feliz não só por estar participando do evento, mas por ver toda essa mobilização, observar a população sendo atendida e também demostrando satisfação”, pontuou.

Diagnosticada no Outubro Rosa, do ano passado, Marluce Espinhara, alerta o público feminino para a necessidade do exame de prevenção. “Estou me curando de um câncer de mama, com um ano de tratamento, graças ao evento. Então como foi muito importante para mim, é também indispensável a todas as mulheres. É preciso estar atenta para a necessidade desse exame”, finalizou.

As ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo do útero, em Garanhuns, que foram intensificadas desde o começo do mês de outubro, seguem até o dia 31, em todos os postos do município.

“Dia D” do Outubro Rosa mobiliza cerca de 2 mil pessoas em Garanhuns 3

 

“Dia D” do Outubro Rosa mobiliza cerca de 2 mil pessoas em Garanhuns 4

“Dia D” do Outubro Rosa mobiliza cerca de 2 mil pessoas em Garanhuns 5

“Dia D” do Outubro Rosa mobiliza cerca de 2 mil pessoas em Garanhuns 2


Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste