Dia D do Outubro Rosa foi realizado hoje (29) em Garanhuns

publicado: 29/10/2015 15h58,
última modificação: 29/10/2015 15h59

A mobilização foi marcada pelos diversos serviços de saúde que foram oferecidos gratuitamente à população

Esta quinta-feira (29) em Garanhuns foi marcada pela realização do “Dia D” do Outubro Rosa. O Espaço Colunata, no Centro da cidade, foi o local onde diversos serviços de saúde e de outros segmentos foram concentrados e oferecidos gratuitamente à população. A mobilização iniciou às 9h. O objetivo da campanha, que foi realizada intensamente durante todo o mês, é chamar a atenção da população quanto à importância em diagnosticar precocemente o câncer de mama e do colo do útero. As atividades seguiram até às 13h.

Os garanhuenses que vieram prestigiar o momento ou aqueles que apenas estavam passando pelo centro da cidade, puderam aproveitar diversos serviços de saúde, como teste de glicose, aferição de pressão arterial, realização de citologia e solicitação de mamografia. A promoção desses serviços conseguiu trazer muitas pessoas até o local, onde puderam ser orientadas e conscientizadas sobre a importância de se diagnosticar precocemente o câncer, aumentando a sua probabilidade de cura.

No local, foi montado também, um espaço de assistência à saúde masculina, que contou com a realização da solicitação do teste antígeno prostático específico (PSA). A programação do “Dia D” contemplou um espaço, em que uma equipe da Secretaria da Mulher esteve fornecendo informações e orientando a população quanto ao combate à violência contra a mulher. Ainda no Espaço Colunata havia uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que realizou cortes de cabelo. Apresentações culturais também fizeram parte da mobilização.

A coordenadora do Centro de Especialidade de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc) de Garanhuns, Fernanda França, fala sobre a realização do evento. “Só tenho a agradecer aos que participaram desse momento tão importante para a sociedade. E um dos pontos positivos de ter realizado o “Dia D” aqui no centro foi justamente atrair os comerciários, pois muitas vezes estes não têm como sair muito tempo de seus locais de trabalho. E os serviços sendo oferecidos aqui bem próximo, vários deles puderam vir e participar desse grande evento. Acredito que esse foi um momento em que conseguimos mobilizar muitas pessoas mesmo, tudo isso em prol do combate ao câncer e à busca por uma melhor qualidade de vida da nossa sociedade”, afirmou.

unnamed (12) unnamed (13)


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Jacqueline Menezes
Fotos: cedidas pela Secretaria de Saúde
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)