Dia D do Outubro Rosa acontece quinta-feira (29)

publicado: 26/10/2015 14h50,
última modificação: 26/10/2015 15h02

O “Dia D” do Outubro Rosa acontecerá na próxima quinta-feira (29) em Garanhuns. A campanha tem o objetivo de chamar a atenção da população quanto à importância em diagnosticar precocemente o câncer de mama e do colo do útero. O dia de mobilização será realizado no Espaço Colunata, no centro da cidade, a partir das 9h, e beneficiará, especialmente, o público feminino e os interessados, de uma forma geral, com ações em diversos segmentos. As atividades seguirão até às 13h.

Na ocasião, estarão sendo realizados teste de glicose, aferição de pressão arterial, citologia e solicitação de mamografia. No Dia D da ação, um espaço também será voltado para a assistência à saúde masculina, com a realização da solicitação do teste antígeno prostático específico (PSA). Ainda incluída na programação, uma equipe da Secretaria da Mulher estará no local, orientando as mulheres sobre o combate à violência contra a mulher e uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) estará realizando corte de cabelo. Apresentações culturais também irão compor a mobilização.

A coordenadora do Centro de Especialidade de Saúde da mulher e da Criança (Cesmuc) de Garanhuns, Fernanda França, fala sobre a realização do evento e convida a população para participar do momento. “Um dos pontos positivos em realizarmos o ‘Dia D’ no centro da cidade é poder mobilizar também os comerciários, que não podem se afastar do dia de trabalho, pois sabemos o tempo deles é muito corrido, então fica mais difícil de eles procurarem um atendimento de saúde. Sendo assim, nós trouxemos os serviços de saúde até eles. E claro, toda a população de Garanhuns está convidada a comparecer a esse momento de conscientização e aproveitar os serviços que serão oferecidos na ocasião”, enfatiza a profissional.

Dia D do Outubro Rosa acontece quinta-feira (29) 2


Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Jacqueline Menezes
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)