Dia D de Campanha contra gripe acontece neste sábado (30)

publicado: 29/04/2016 17h26,
última modificação: 30/04/2016 17h31

Grupos prioritários são alvo da vacinação, que segue até 20 de maio

da Assessoria de Imprensa

Acontece em Garanhuns neste sábado (30), a 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a mobilização nacional lançada pelo Ministério da Saúde segue até o próximo dia 20 de maio. No município, além de estar disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a imunização também pode ser encontrada no Espaço Colunata, no Centro da cidade; e também  na Praça Souto Filho – área da Fonte Luminosa.

Este ano, campanha tem como público alvo os grupos prioritários. Crianças entre seis meses e menos cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres em período pós parto, profissionais da área da saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com outras condições clínicas especiais, como diabéticos e obesos.

A vacina é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe, e é de total segurança. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação pode diminuir entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

O secretário de Saúde do município, Alfredo de Góis, comenta sobre a mobilização. “Amanhã estaremos vivenciando o Dia D dessa campanha e para Garanhuns está previsto vacinar em torno de 28.000 pessoas, que são as que se incluem nos grupos prioritários. Até o momento, nós recebemos dois lotes da vacina e estamos aguardando da V Gerência Regional de Saúde os outros três lotes amanhã. De qualquer modo, além da mobilização do Dia D, a campanha seguirá até o dia 20 de maio”, afirmou.


Foto: Ruthe Santana – Secom/PMG​
Data: 29/04/2016
Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109