Defesa Civil de Garanhuns promove em parceria com órgão estadual, capacitação de mais de 50 alunos do Agreste Meridional

O evento aconteceu nos dias 26 e 27, no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) […]

Leia mais…

publicado: 28/04/2023 16h13,
última modificação: 28/04/2023 16h13

A Defesa Civil Garanhuns, juntamente com a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (SEDEC-PE), realizaram na última quarta-feira (26), no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, o Curso Básico de Proteção e Defesa Civil – Módulo Agreste. A capacitação foi dividida em duas etapas, com temáticas específicas, direcionadas a agentes atuantes, bem como secretarias de Assistência Social, do Agreste Meridional.

O momento foi proveitoso para incrementar no conhecimento dos servidores, técnicas de como agir em situações catastróficas. Além disto, os presentes puderam adquirir também, novas informações relacionadas ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastre, o S2iD, a principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção Defesa Civil, que tem como objetivo qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas.

A capacitação chegou também, ao público estudantil, com uma peça lúdica, como explica Fábio Antônio – Agente de Defesa Civil, em Garanhuns. “Realizamos, dentro da programação do evento, na tarde desta quinta, na Escola Padre Agobar Valença, a apresentação do projeto “Zé do Lixo”, onde a gente pôde orientar as crianças, na faixa etária de 04 a 10 anos, sobre a importância de não jogar lixo na rua, da preservação da água, dentre outros, pois sabemos que a educação é a base para evitarmos qualquer tipo de transtorno, logo, quando nos referimos a nosso bem maior: nosso planeta”, destaca.

Texto: Allan Gustavo
Fotos: Sérgio Neves