Cursos de especialização do SUS foram abertos, em Garanhuns

publicado: 27/11/2015 11h03,
última modificação: 27/11/2015 11h03

Os cursos visam promover o desenvolvimento de projetos na área da saúde para que possam ser aplicados de acordo com a realidade de cada região

Na manhã da última quarta-feira (25) foi realizada a cerimônia de abertura dos cursos de especialização do Projeto de Apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) da V Região de Saúde com sede em Garanhuns. A solenidade foi realizada no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). Várias autoridades ligadas à gestão do SUS nos municípios da região e de Pernambuco, além de 150 estudantes e professores diretamente envolvidos nessa iniciativa, participaram do momento. Todos os cursos que serão ministrados terão duração de 10 meses, se estendendo entre os meses de dezembro de 2015 e novembro de 2016.

Desde ontem, diversos profissionais com inserção na rede pública de saúde de Garanhuns e região iniciaram a sua participação no programa de especialização nos seguintes cursos: Regulação em Saúde no SUS, Preceptoria no SUS, Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Vigilância em Saúde e Processos Educacionais na Saúde com ênfase em Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem.  Os referidos cursos visam não somente construir uma base significativa do conhecimento, mas também promover o desenvolvimento de projetos que possam ser aplicados de acordo com a realidade de cada região.

O secretário-executivo de Saúde de Garanhuns, Harley Davidson, que na ocasião esteve representando o prefeito Izaías Régis, falou sobre os cursos. “É um prazer fazer parte dessa parceria com instituições tão renomadas. A nossa intenção com a realização desses cursos é justamente o compromisso de fortalecer a capacidade técnica dentro dos nossos municípios e, também, melhorar a capacidade da gestão. Então aproveitem essa oportunidade para tornarmos um SUS mais eficiente e de maior qualidade para a população. O município de Garanhuns abraça o curso e damos as boas-vindas a todos os especializandos”, finalizou.

Os cursos dos Projetos de Apoio ao SUS são promovidos por meio da parceria institucional do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e em Garanhuns numa parceria também com e Secretaria Municipal de Saúde e Universidade de Pernambuco (UPE)

Cursos de especialização do SUS foram abertos, em Garanhuns 2

Texto e fotos: Ruthe Santana}