CTA Garanhuns disponibiliza prevenção combinada no combate ao HIV

Serviço conta agora com o método de profilaxia pré-exposição […]

Leia mais…

publicado: 04/03/2023 22h53,
última modificação: 04/03/2023 22h53

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Acolhimento – Serviço de Atenção Especializada (CTA/SAE), conta agora com a Profilaxia Pré-exposição (PrEP) ao HIV. A iniciativa é o mais recente método de prevenção à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana disponibilizado no Brasil e consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo se preparar antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV.

De acordo com a coordenadora do CTA/SAE, Fabíola Lins, a PrEP é indicada, principalmente, para pessoas que apresentem algum comportamento de risco. “Pessoas que são sorodiscordantes, ou seja, que mantêm relações sexuais com pessoas HIV positivas; que deixam de usar camisinha frequentemente, ou até pessoas que apresentam episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), estão entre esses grupos. De toda forma, aqui na unidade, as pessoas passam por triagem para avaliar a necessidade do tratamento”.

A PrEP é a combinação de dois medicamentos: tenofovir + entricitabina, que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Mas a profilaxia só funciona se a pessoa tomar o medicamento todos os dias, o que fará com que haja concentração suficiente das substâncias ativas na corrente sanguínea, bloqueando, dessa forma, o vírus. É importante salientar que a PrEP não protege de outras IST’s, como a sífilis, clamídia e gonorreia. Utilizar o preservativo será sempre necessário, uma vez que é o único método que protege contra todas essas infecções.

O atendimento no CTA/SAE para a demanda de PrEP é feito por agendamento. É necessário ir até o local munido de cartão do SUS, comprovante de vacinação contra a Covid-19 e documento de identificação com foto. O CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e está localizado na rua Mato Grosso, n° 26, no bairro Boa Vista. O telefone para contato é (87) 3763-1790.

Arte: Divaci Souza