Copergás inaugura projeto de gás natural em Garanhuns

Iniciativa do Governo do Estado deve impulsionar novos investimentos e geração de empregos […]

Leia mais…

publicado: 08/04/2022 00h03,
última modificação: 08/04/2022 00h04

A Copergás inaugura nesta sexta-feira (8) seu projeto de implantação do gás natural em Garanhuns, no Agreste Meridional, ampliando a interiorização do combustível no Estado. O evento será realizado às 11h, na estação da Companhia, localizada na unidade industrial do Grupo DPA-Nestlé (Av. Bom Pastor s/n, bairro da Boa Vista).

O presidente da Copergás, André Campos, destacou a posição de Garanhuns como polo regional. Para o executivo, a chegada do gás natural ao município será um indutor de mais desenvolvimento para a cidade e para a região. “Nós, da Copergás, seguindo orientação do Governo do Estado, temos uma visão estratégica da interiorização do gás natural. Gosto de dizer que a gente trabalha pela democratização do gás natural, para fazer com que chegue ao maior número possível de pernambucanos”, afirmou. “É o que estamos fazendo agora em Garanhuns, garantindo o acesso a uma fonte energética que aumenta a competitividade da indústria e do comércio, proporciona grande economia aos motoristas com o uso do GNV e oferece segurança e comodidade às residências”, completou.

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, também saudou o empreendimento. “Este investimento da Copergás e do Governo do Estado vai proporcionar mais empregos, atrair mais indústrias e possibilitar às que já se encontram sediadas aqui otimizar suas produções, aumentando o potencial produtivo”, afirmou. “Quero aproveitar para agradecer ao governador Paulo Câmara e ao presidente André Campos, por atenderem nossa reivindicação de trazer o gás natural para Garanhuns. Trata-se de um projeto muito importante para o nosso desenvolvimento e para o desenvolvimento da região. Seja bem-vinda, Copergás”, completou Sivaldo.

Pioneirismo

O projeto em Garanhuns tem duas fases de implantação. Na primeira etapa, a Companhia atenderá a DPA-Nestlé – que já está sendo abastecida com gás natural. As obras da segunda fase estão em execução, tornando possível, quando concluídas, a interligação de dois postos com GNV e de clientes comerciais (como hotéis), residenciais e industriais. O Projeto Rede Local da Copergás é pioneiro no Brasil, resultado de uma parceria entre a Companhia e a empresa norte-americana New Fortress, um dos gigantes mundiais do setor de energia.

A Rede Local consiste na construção de gasoduto exclusivo para a cidade, sem ligação direta com a rede convencional de distribuição do gás natural da Copergás – que hoje chega até o município de Belo Jardim.

A New Fortress faz o transporte do gás natural em estado líquido (chamado GNL, Gás Natural Liquefeito), via caminhões-contêineres refrigerados. Isso viabiliza economicamente a operação, pois na forma líquida o gás natural tem um volume 600 vezes menor que no estado gasoso. Ao chegar ao município a ser atendido, o produto é regaseificado, voltando à sua forma gasosa. Em seguida é transferido para a Copergás, que faz a odorização e a distribuição para os clientes, por meio da rede local de gasodutos.

O Projeto de Rede Local já está presente em dois municípios de Pernambuco: Petrolina, no Sertão do São Francisco, cuja inauguração ocorreu em outubro do ano passado, e, agora, Garanhuns. “Não vamos parar aí. A meta do governador Paulo Câmara e do secretário Geraldo Julio (Desenvolvimento Econômico) é chegar a outros municípios, e estamos trabalhando para isso”, disse André Campos.