Comud Garanhuns realiza simulação de votação acessível

No Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, orientações foram realizadas na Casa dos Conselhos com a juíza Eleitoral Zélia Maria […]

Leia mais…

publicado: 22/09/2022 13h15,
última modificação: 22/09/2022 13h15

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira (21), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comud) realizou, em parceria com a 56º e 92º Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Garanhuns, a simulação de votação acessível. O momento foi realizado na sede da Casa dos Conselhos – localizada na Rua Ernesto Dourado, 890, Heliópolis – e contou com um diálogo sobre acessibilidade, além da demonstração do procedimento para votação com a Urna Eletrônica.

O momento contou com as orientações da Juíza Zélia Maria Pereira da 56º Zona Eleitoral e do chefe de Cartório Eleitoral Valter Coutinho. Com informações sobre a utilização da urna eletrônica por pessoas com algum tipo de deficiência, integrantes do Conselho puderam tirar suas dúvidas acerca do processo eleitoral. Na ocasião, também estiveram presentes e falaram sobre o tema, o secretário de Comunicação Social, Ronaldo César, o vereador Juca Viana, a coordenadora da Casa dos Conselhos, Rita de Cássia e o coordenador do Comud, Jarbas Trindade.

Mais acessibilidade – Neste ano, pela primeira vez, as urnas eletrônicas terão a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Um intérprete aparecerá na tela indicando para qual cargo o eleitor deve votar (deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente). As urnas já possuem teclas em Braille para pessoas cegas e, em algumas, o adaptador para fones de ouvido.

Fotos: Hilton Marques