Combate à fome | Cozinha Comunitária passa a funcionar em Garanhuns

Equipamento fornecerá 200 refeições por dia. Beneficiados já foram cadastrados e identificados pelo Cras Heliópolis […]

Leia mais…

publicado: 27/09/2022 12h56,
última modificação: 27/09/2022 12h56

Teve início nesta segunda-feira (26), as atividades da Cozinha Comunitária de Garanhuns. O espaço, que ofertará 200 refeições por dia, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do programa Tá na Mesa Pernambuco e a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O Prefeito Sivaldo Albino também visitou o espaço neste primeiro dia de atendimento, conferindo de perto mais um importante instrumento de assistência social e combate à fome do município.

“Hoje é um dia muito importante para a nossa gestão. Sabemos que a fome que assola o nosso país também atinge muitas famílias de Garanhuns e é por isso que estamos unindo esforços para combater esse mal o máximo que conseguirmos. Agradeço à secretária Eliane Madeira e a toda a sua equipe pelo empenho em prestar uma verdadeira assistência a quem mais precisa”, reforça o Prefeito Sivaldo Albino.

As famílias beneficiadas já são acompanhadas pelo Cras Heliópolis, que é o Centro de Referência da unidade. São pessoas que atendem a um perfil específico: além de receberem o Auxílio Brasil são consideradas abaixo da linha da pobreza. Todas elas já foram previamente cadastradas e informadas do benefício. Quem faz parte da Unidade de Acolhimento Noturno, também terá direito ao almoço na Cozinha Comunitária. Além da equipe do Cras Heliópolis, o local conta com coordenador, uma nutricionista, uma cozinheira, dois auxiliares de cozinha e um auxiliar de serviços gerais.

Nutrição – Com a orientação da nutricionista da unidade, foi montado um cardápio semanal, com todos os nutrientes para uma composição básica alimentar. Os pratos, com cerca de 600g por adulto, além dos sucos e frutas, contêm carboidratos, proteínas, fibras, entre outros importantes itens alimentares que estão de acordo com as diretrizes da nutrição. A beneficiada Joselma Miranda, veio até o local com seus filhos e foi só elogio à iniciativa: “A comida de hoje estava uma delícia e é muito bom pra gente que precisa e que às vezes não tem o alimento completo em casa. Agora já podemos contar com esse espaço aqui que ficou muito bom também. Tô muito feliz!”

Fotos: Hilton Marques