GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Combate à febre chikungunya segue mobilizando população de Garanhuns

Saúde

Combate à febre chikungunya segue mobilizando população de Garanhuns

Distribuição de material informativo, entrevistas em rádios, e palestras foram algumas das ações realizadas Combater a febre chikungunya e manter a rede de saúde e a população atenta quanto aos devidos cuidados para o diagnóstico das doenças foi o motivo...

Distribuição de material informativo, entrevistas em rádios,
e palestras foram algumas das ações realizadas

Combater a febre chikungunya e manter a rede de saúde e a população atenta quanto aos devidos cuidados para o diagnóstico das doenças foi o motivo da sugestão do Ministério da Saúde para uma mobilização nacional, diante da situação epidemiológica atual da febre. Em Garanhuns, a mobilização, que está sendo realizada pela Secretaria de Saúde, iniciou, oficialmente, no dia 02 e iria até o dia 05 de dezembro, porém, várias atividades ainda estão em andamento.

Distribuição de material informativo, como panfletos, fluxogramas de manejo clínico, cartazes e realização de entrevistas nas rádios locais, foram algumas das ações promovidas para manter a população informada, alertando quanto à importância do combate à febre chikungunya, e quais devem os cuidados tomados a serem tomados. A mobilização serviu, também, para capacitar as equipes das Unidades de Saúde, para o diferencial no diagnóstico das doenças, e como se deve lidar com a febre. Durante os dias de mobilização, foram realizadas ações de prevenção, como palestras de esclarecimento sobre a doença, transmissão e prevenção.

Apesar de Garanhuns não ter registro da presença do vírus albopictus, não possuir casos da febre, e ter registrado dados entomológicos positivos, de acordo com o levantamento 2013 e 2014, é necessário que a população esteja atenta para o combate à febre, por isso a importância das ações. A coordenadora dos agentes de endemias, Cilene Espinhara, avalia a mobilização em Garanhuns. “A campanha se deu de uma forma bastante positiva, pois conseguimos levar as informações para grande parte da população, alertando sobre os perigos da febre chikungunya. E continuamos realizando as ações informativas e de combate ao mosquito da dengue, por meio de nossas atividades diárias”, finaliza.


Texto: Ruthe Santana
Foto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste