Cirurgiões-dentistas passam por capacitação em Garanhuns

publicado: 14/04/2015 13h26,
última modificação: 14/04/2015 13h28

O objetivo do curso é melhorar o diagnóstico da doença periodontal, e proporcionar um correto encaminhamento para a Atenção Especializada 

Um curso de periodontia para regulamentação da Atenção Básica (AB) está sendo realizado, em Garanhuns, para os mais de 20 cirurgiões-dentistas que atuam na área. O objetivo do curso, que iniciou hoje (14), no auditório do Centro Administrativo Municipal, é melhorar o diagnóstico da doença periodontal, e ter um correto encaminhamento para a Atenção Especializada. O curso acontece hoje por meio de aulas teóricas, e nos dias 24 deste mês e 4 de junho, será desenvolvido por meio de aulas práticas.

A capacitação irá proporcionar a qualificação do atendimento odontológico dentro das recomendações das portarias propostas pelo Ministério da Saúde, a fim de beneficiar os garanhuenses na ordenação do fluxo de pacientes portadores de doença periodontal, encaminhados das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao Centro de Especialidades Odontológicos (CEO). O curso também capacitará os profissionais no trabalho de prevenção e no controle da doença, proporcionando mais saúde para a população.

A capacitação está abordando alguns temas como a explanação e diretrizes do caderno 17, do Ministério da Saúde; referência e contra-referência entre as UBS e CEO; técnicas de uso de aparelho de ultrassons odontológicos; instrumentos e técnicas na Atenção Básica e o novo modelo de fichas de encaminhamento para o CEO. “Além de capacitar os profissionais para terem uma melhor orientação na prática de suas funções, para que continuemos seguindo com exatidão as recomendações do Ministério da Saúde, o curso irá proporcionar, consequentemente, uma melhoria nos serviços que são oferecidos à nossa população”, afirma uma das coordenadoras da Saúde Bucal de Garanhuns, Elisângela Alves.

Cirurgiões-dentistas passam por capacitação em Garanhuns 2


Texto e fotos: Ruthe Santana
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)