Cidadania / Secretaria de Assistência Social realiza ação para incentivar a emissão do Título de Eleitor

Através do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), jovens de 16 a 18 anos de escolas públicas estaduais podem tirar o documento

[…]

Leia mais…

publicado: 07/04/2022 00h47,
última modificação: 07/04/2022 00h47

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), através do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), está realizando em algumas escolas estaduais de Garanhuns o projeto “Rolê da Cidadania”. A ação consiste em estimular jovens, com idades entre 16 e 18 anos, a exercerem o direito à cidadania, tirando o Título de Eleitor, e, com isso, contribuir para o desenvolvimento do país através do voto. Nesta quarta-feira (06), os alunos da ETE – Escola Técnica Ariano Vilar Suassuna, foram os contemplados com a iniciativa.

O projeto faz parte das ações do Selo Unicef no município e conta com o apoio da União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns (Uesg). A aluna do curso técnico em Logística Ana Clara Cesário, já com 16 anos, falou sobre a importância de exercer o direito ao voto logo cedo: “Eu achei uma ação muito boa para incentivar nós que somos jovens a tirar o título de eleitor e assim contribuir com as melhorias no nosso país. Uma grande oportunidade de exercer um direito e ainda ter mais responsabilidade cidadã”, comentou a adolescente.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para a emissão do Título de Eleitor vai até o dia 4 de maio, os jovens que completarem 16 anos até a data do primeiro turno, em 02 de outubro, já podem pedir a emissão do documento. O projeto “Rolê da Cidadania”, já passou pela Escola São Cristóvão e ainda contemplará os alunos das escolas Henrique Dias, Professora Elvira Viana, Dom João da Mata Amaral e Professora Ivonita Alves Guerra (Aplicação).

Fotos: Vinícius Vilela