GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Defesa Civil Chuvas de verão já registram 108,5mm em Garanhuns

Defesa Civil

Chuvas de verão já registram 108,5mm em Garanhuns

Só ontem (14), a precipitação chegou a 48mm... [...]Leia mais...

Só ontem (14), a precipitação chegou a 48mm

por CLOVES TEODORICO

Garanhuns foi um dos municípios do Agreste pernambucano a registrar forte chuva entre o fim da tarde e começo da noite dessa quinta-feira (14). Raios e trovões também marcaram a tempestade – comum durante o verão e que marcou 48mm como maior valor de precipitação. A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) atendeu cerca de 15 ocorrências em mais de seis horas de plantão. Previsão é que chuvas voltem a cair nos próximos dias, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

As chuvas de ontem se estenderam durante aproximadamente três horas. Mais de 90% do total de chuva ocorreu dentro de apenas 1 hora, informou a Apac. “O principal sistema meteorológico que ocorre no verão, sobre o estado de Pernambuco, é o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que provocam pancadas de chuvas de forma significativa devido as nuvens do tipo convectivas que são geradas”, explica o meteorologista Roni Guedes.

O centro da cidade teve vários pontos de alagamento, incluindo a rua Dom José e a rua Cleto Campêlo. A Defesa Civil trabalhou com o apoio de voluntários e das secretarias de Assistência Social e Serviços Públicos no monitoramento de áreas de risco. Árvores caíram na rua Capitão Tomás Maia; várias ruas do bairro Severiano de Moraes Filho e da comunidade Manoel Chéu tiveram danos na pavimentação e drenagem pela força da água.

A sede da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), localizada no bairro Heliópolis, foi inundada e a água chegou a meio metro de altura nas salas da instituição. Um portão foi arrancado e o muro caiu. Devido aos estragos, a autarquia funcionará apenas em expediente interno até a segunda-feira (18), para limpeza e levantamento dos prejuízos.

De acordo com o agente Fábio Antônio, não houveram pessoas feridas e os trabalhos da Defesa Civil foram concluídos por volta das 22h. “Nós passamos pelas localidades que mais exigem atenção e continuaremos atentos à previsão para os próximos dias. Nossa indicação é que as pessoas fiquem atentas e a qualquer situação de vulnerabilidade, nos acionem”, reforça.

Hoje, a Secretaria de Serviços Públicos está atuando na limpeza das áreas mais afetadas. Para emergências em outros casos de enxurradas bruscas, a população pode ligar para o telefone (87) 3762.7059 – das 8h às 14h –, que direciona a solicitação para a equipe de Defesa Civil; em outros horários, o Corpo de Bombeiros pode ser chamado pelo 193.

Previsão do tempo – A Agência Pernambucana de Águas e Clima informou que durante o fim de semana a região de Garanhuns deve continuar registrando chuvas, porém mais fracas e isoladas.

Chuvas de verão já registram 108,5mm em Garanhuns 2 Chuvas de verão já registram 108,5mm em Garanhuns 3


Fotos: Cloves Teodorico e Defesa Civil
Data: 15/01/2016
Atendimento à imprensa:
(87)3762.0109

Redimensionar Fonte
Contraste