Cesmuc é apresentado à população

publicado: 05/10/2015 17h56,
última modificação: 06/10/2015 08h52

O Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc) foi apresentado à população na ocasião de abertura do Outubro Rosa

Durante a solenidade de abertura da campanha mundial “Outubro Rosa”, na última sexta-feira (02), o Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc) de Garanhuns foi apresentado à população. O centro funciona no prédio do antigo Hospital Santa Terezinha, ao lado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na avenida Simôa Gomes, 346, no bairro Heliópolis, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. A implantação do Cesmuc é uma iniciativa em prol do compromisso com uma linha de cuidado na atenção materno-infantil.

Com aproximadamente 1.200 consultas médicas ao mês, os serviços de atendimento médico que são disponibilizados no local são nas especialidades de pediatria e ginecologia clínica – durante todos os dias da semana -, pré-natal de alto risco, patologia cervical, ortopedia, dermatologia, nutrição e psicologia. Além disso, no Cesmuc são realizados cerca de 560 exames de ultrassonografia e aproximadamente 150 exames de prevenção de câncer de colo do útero, mensalmente.

Para o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, o Cesmuc é a confirmação do compromisso com uma maior atenção materno-infantil em Garanhuns. “Fortalecer essa assistência, é de grande satisfação para nós, pois por meio do Cesmuc nós garantimos exames básicos de pré-natal e damos todo o suporte para as mulheres de Garanhuns. A assistência em saúde inicia logo no planejamento familiar, prepara a mulher para a gestação e esse acompanhamento segue no período pós-parto e no desenvolvimento das crianças”, comentou o titular da pasta.

A Secretaria de Saúde, por meio do Cesmuc, de forma integrada a Atenção Básica e ao Hospital Infantil Palmira Sales, tem fortalecido a assistência à saúde em todo ciclo gravídico-puerperal e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. A coordenadora do Cesmuc, Fernanda França, fala sobre a contribuição que o centro traz à Garanhuns. “O Cesmuc funciona como serviço de referência para o público feminino e atendimento em diversas especialidades médicas. O nosso centro de saúde é voltado para mulheres, e conta com a presença de uma equipe de atendimento especializado. Nós estamos muito contentes com o sucesso do Cesmuc, pois sentimos que a mulher garanhuense está recebendo uma maior assistência em saúde”, afirmou Fernanda.

A partir de hoje (05), o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), que funcionava no Núcleo de Atendimento de Saúde de Garanhuns (Nasg), passou a funcionar no Cesmuc, com a finalidade de oferecer maior conforto aos profissionais e a comunidade.
IMG_3590 IMG_3592 IMG_3593 IMG_3594 IMG_3596 IMG_3597 IMG_3599


Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)