Cerca de 200 atendimentos foram realizados em ação do Cesmuc

publicado: 08/03/2018 19h04,
última modificação: 16/03/2018 13h05

Programação do Dia Internacional da Mulher foi vivenciada nesta quinta—feira (08)

por AQUILLES SOARES
08 de março de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), realizou nesta quinta-feira (08), uma ação de promoção à Saúde, em alusão a data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. De acordo com a coordenação do órgão, aproximadamente 200 pessoas foram beneficiadas pelos serviços oferecidos.

A programação teve início com uma palestra educativa sobre os métodos anticonceptivos com a coordenadora do órgão, Fernanda França; também foram distribuídos preservativos e elucidadas dúvidas sobre o dispositivo intrauterino — DIU, que pode ser colocado no próprio Cesmuc.

Em seguida, foi realizada uma palestra educacional sobre tráfico de mulheres com a assistente social Maria Eugênia. Além de um momento lúdico incentivando o hábito de ler e homenagem às mulheres, com uma peça promovida pelas servidoras da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso – Maurílio Campos Matos.

Por meio de parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), foram viabilizados testes rápidos para detecção de HIV/sífilis e hepatite C. Bem como sorteio de brindes e testes de visão para verificar a necessidade de uso dos óculos, oferecida pela Ótica Diniz.

Ao fim dos atendimentos, haviam sido realizados 50 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C; além de 30 exames de prevenção (papanicolau); 40 atendimentos ginecológicos e 20 atendimentos com nutricionista. Além da programação do Cesmuc, as Unidades Básicas de Saúde do município também seguem realizando ao longo da semana atividades e ações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher.

Fotos cedidas pela Secretaria de Saúde