Cemitérios públicos de Garanhuns recebem ações de combate às arboviroses

Agentes de combate às endemias estão eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti nos locais
[…]

Leia mais…

publicado: 28/01/2023 16h05,
última modificação: 28/01/2023 16h05

Com a incidência de condições climáticas que favorecem a proliferação do Aedes aegypti nesta época do ano, a Prefeitura de Garanhuns tem desenvolvido ao longo do mês, ações de prevenção às arboviroses, por meio da equipe do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). O trabalho realizado nesta sexta-feira (27), teve como foco os espaços públicos, com a realização de mutirões nos cemitérios municipais São Miguel, na Boa Vista, e São Cristóvão, na Liberdade.

As ações têm como objetivo o controle e prevenção das doenças causadas pelos vírus que são transmitidos pelo mosquito, tais como dengue e chikungunya. Nos cemitérios, a equipe de agentes de combate às endemias (ACE’s) realizou a eliminação de depósitos que podem acumular água parada e são passíveis de conter criadouros do mosquito.

De acordo com os indicadores de infestação predial nos bairros de Garanhuns, o último levantamento realizado apontou um índice geral de 0,3 % no município. “A gente conta com a colaboração da população de Garanhuns tanto no que diz respeito a eliminação de possíveis criadouros nos quintais, eliminando entulhos, mantendo os depósitos fechados e acolhendo os ACEs em suas casas, quanto nas denúncias de possíveis focos do mosquito”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Gesika Silva.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns