Capacitação visa avaliar grau de incapacidade de pacientes com hanseníase

publicado: 24/05/2018 12h43,
última modificação: 24/05/2018 12h43

Atualização tem o intuito de beneficiar pacientes e atualizar profissionais de saúde

por AQUILLES SOARES
com informações e fotos da Secretaria Municipal de Saúde
24 de maio de 2018

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde foram capacitados para realizar a avaliação do grau de incapacidade de pacientes diagnosticados com hanseníase. O cronograma de atividades seguiu até esta quarta-feira (23), com o objetivo de atingir toda a equipe de enfermagem do município. A iniciativa foi promovida pela V Gerência Regional de Saúde (V Geres), em parceria com a Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio dos setores de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e Educação Permanente.

A parte teórica da capacitação foi realizada na terça-feira (22), na sede do Centro de Controle Ambiental (CCA), e teve a participação de 38 profissionais que compõem a pasta. A prática aconteceu em 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com a participação da equipe e dos pacientes que são acompanhados pelo Programa de Controle Tuberculose e Hanseníase do município.

A determinação do grau de incapacidade de um paciente, se trata de um aspecto importante no combate à doença. A partir da avaliação neurológica simplificada é trabalhada a prevenção das incapacidades que são geradas pela hanseníase. E também é possível verificar se o diagnóstico da doença foi realizado em tempo oportuno, ou não.

De acordo com a terapeuta ocupacional e facilitadora do curso, Jaqueline Ricardo, a capacitação vem em benefício principalmente da população que é acometida pela doença. “É um trabalho que ao ser implantado favorece diretamente o paciente e a equipe de saúde. Estamos promovendo saúde e também qualificando os profissionais para que possam reduzir os danos resultados pela hanseníase”, afirmou.