Campanhas de Poliomielite e Multivacinação já vacinaram mais de 6 mil crianças em Garanhuns

publicado: 25/08/2015 17h25,
última modificação: 26/08/2015 09h44

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Campanha Nacional de Multivacinação seguem até o dia 31 de agosto

Com a finalidade de proteger as crianças da paralisia infantil, está sendo realizada, desde o dia 15 deste mês, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Simultaneamente a essa mobilização, está acontecendo a Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da caderneta de vacinação. Em Garanhuns, aproximadamente 6.300 crianças já foram vacinadas, o que corresponde a 64% do público-alvo da mobilização. As vacinas estão disponíveis nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nos dois pontos de apoio do município. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 8h. Na zona urbana, a imunização vai até às 16h e, na zona rural, até 14h. As campanhas seguem até o dia 31 de agosto.

A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), é de imunizar, no mínimo, 95% da faixa etária indicada, o que totaliza mais de 9 mil crianças, em Garanhuns. O secretário municipal de Saúde, Alfredo de Góis, incentiva os pais e responsáveis, a levarem suas crianças para serem imunizadas. “Faltam poucos dias para as campanhas encerrarem. Para proteger as nossas crianças da paralisia infantil e outras doenças como rubéola, catapora, tétano e outras doenças, é imprescindível que elas recebam a vacina, e mantenham o seu cartão sempre atualizado. Então os pais, que ainda não levaram seus filhos para serem imunizados, devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa”, reforça o titular da pasta.

A ação de imunização contra poliomielite tem como público-alvo crianças de seis meses até 5 anos – 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para a campanha de Multivacinação, todas as crianças de 0 a 5 anos incompletos, que estiverem com o cartão de vacina desatualizado, precisam ser levadas para a atualização. Nas unidades de saúde estão disponíveis as vacinas pentavalente, pneumocócica 10 valente, menigocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite B e rotavírus. Para que as crianças sejam imunizadas, é necessário que os pais compareçam aos postos munidos da caderneta de vacinação.

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico