Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe inicia em Garanhuns

publicado: 29/04/2015 16h34,
última modificação: 29/04/2015 16h34

A mobilização segue até o dia 22 de maio

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe iniciou hoje (29), em Garanhuns. A imunização, que tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação, estará disponível em todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O ‘Dia D’ da campanha acontecerá no dia 9 de maio e a mobilização segue até o dia 22 de maio.

Este ano, a campanha irá imunizar crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres em período pós-parto, profissionais da área da saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com outras condições clínicas especiais, como diabéticos e obesos. A finalidade da mobilização é alcançar todo esse grupo prioritário, que tem maior chance de ser afetado pelo vírus da Influenza.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaella Menezes, é fundamental que o público-alvo desta campanha seja vacinado. “A imunização contribui para prevenir a população da gripe nos grupos vacinados, e isso já configura um impacto na diminuição do número de pessoas hospitalizadas, entre outros desconfortos relacionados à saúde, por isso é importante que todos compareçam aos postos, a fim de serem vacinados, prevenindo a gripe”, comenta Rafaella. A coordenadora ainda lembra que a campanha é realizada anualmente, porque a vacina tem proteção durante a média de um ano.


Texto: Ruthe Santana
Arte: Divulgação/Ministério da Saúde
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)