Campanha Mundial de Luta contra a Tuberculose é realizada em Garanhuns

publicado: 20/03/2015 14h01,
última modificação: 20/03/2015 14h01

Durante toda a semana serão intensificadas
as ações voltadas ao combate da tuberculose

A Campanha Mundial de Luta contra a Tuberculose acontecerá em Garanhuns entre os dias 23 e 27 de março, com a data oficial no dia 24. O tema da campanha neste ano é “Tuberculose: diagnosticar, tratar e curar”. A programação em Garanhuns será nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos dois pontos de apoio, com ações educativas, busca ativa de pessoas sintomáticas para a realização do diagnóstico e palestras alertando a população sobre esse problema de saúde pública. O intuito da campanha é chamar a atenção da população para o tratamento da doença.

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Garanhuns é coordenado pela Vigilância Epidemiológica, e executado por meio da Atenção Básica, a qual segue as metas pactuadas e preconizadas pelo Programa Nacional, que dá ênfase ao diagnóstico e tratamento diretamente observado, visando o sucesso do tratamento dos pacientes acometidos com a doença. De acordo com a Coordenação do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a estimativa é de que 1/3 da população mundial tenha a bactéria, e quando a imunidade diminui, a pessoa desenvolve a infecção. A estratégia do programa é detectar a doença precocemente e tratar. A partir de 15 dias de tratamento, a doença não é mais transmitida.

De acordo com o Ministério da Saúde, anualmente, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos de pessoas com tuberculose, e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17° lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. “A tuberculose é sério problema de saúde pública no Brasil, com profundas raízes sociais, por isso, nós aproveitaremos essa semana para intensificar as ações voltadas à essa doença, aproximando a população de informações sobre o devido tratamento”, afirma uma das coordenadoras da Vigilância Epidemiológica de Garanhuns, Sísia Melo.

Tuberculose: A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais freqüentes são tosse seca, ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento acentuado e rouquidão.

Texto: Ruthe Santana
Imagem: Divulgação