Campanha de Vacinação contra Poliomielite é prorrogada

publicado: 01/09/2015 16h06,
última modificação: 01/09/2015 16h06

A vacina contra a paralisia infantil estará disponível
nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) até o dia 9 de setembro

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada até o dia 9 deste mês. Até hoje (01), mais de 8 mil crianças já foram vacinadas, em Garanhuns, o que representa 87,5% do público-alvo da campanha. A vacina contra a poliomielite – conhecida popularmente como paralisia infantil – está disponível nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nos três pontos de apoio. Além disso, é indispensável que as crianças que estão com a caderneta de vacinação desatualizada sejam levadas às unidades de saúde, para receberem a vacina necessária. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 8h. Na zona urbana, a imunização vai até às 16h e, na zona rural, até 14h.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Garanhuns incentiva os pais e responsáveis a levarem as crianças às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) a fim de serem vacinadas. “Essa vacina é fundamental para proteger as crianças da paralisia infantil, então, pais e responsáveis, fiquem atentos ao prazo do dia 9 de setembro para levarem as crianças para serem imunizadas. E no caso, de estarem com o cartão desatualizado, procurem os postos para que seu filho esteja protegido contra diversas outras doenças como catapora, rubéola e sarampo”, relembra Rafaella Menezes.

O público-alvo da imunização contra poliomielite são crianças de seis meses até 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) é de 95% desse público. Para a Campanha de Multivacinação, que tem a finalidade de atualizar a caderneta de vacinação das crianças, o público são todas as crianças de 0 a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Para que a vacina seja aplicada, é necessário que os pais ou responsáveis compareçam aos postos munidos da caderneta de vacinação da criança.

Texto e foto: Ruthe Santana
(87) 3762,0109 (Secom/PMG)