GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Campanha de vacinação contra HPV iniciou ontem (11) em Garanhuns

Saúde

Campanha de vacinação contra HPV iniciou ontem (11) em Garanhuns

A meta é imunizar mais de 1300 meninas no município A campanha nacional de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) iniciou ontem (11) em Garanhuns. Esse ano, a imunização irá alcançar meninas de 9 a 11 anos de idade....

Publicado em

A meta é imunizar mais de 1300 meninas no município

A campanha nacional de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) iniciou ontem (11) em Garanhuns. Esse ano, a imunização irá alcançar meninas de 9 a 11 anos de idade. A campanha, que será realizada em todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Garanhuns, tem o objetivo de prevenir contra o câncer do colo do útero. De acordo com o Ministério da Saúde a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram contato com o vírus. A campanha segue até o dia 31 de março e a expectativa, em Garanhuns, é imunizar 1381 adolescentes.

A vacina foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, quando a faixa etária compreendia meninas que estavam entre 11 a 13 anos de idade.  No entanto, neste ano, a campanha foi ampliada, e as doses passaram a ser disponibilizadas para as que têm entre 9 a 11 anos. As vacinas estão disponíveis, também, para mulheres que convivem com HIV e têm até 26 anos de idade. “Nesse caso, essas mulheres tem maior probabilidade de desenvolver o câncer do colo de útero que a população em geral”, afirma a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaella Menezes. Em 2016 as vacinas começarão a ser aplicadas nas meninas que completam 9 anos de idade.

A coordenadora do PNI em Garanhuns chama a atenção da população, quanto a importância da imunização. “O câncer de colo do útero está em terceiro lugar dos que mais matam mulheres no Brasil, por isso é importante alertarmos para essa prevenção. Pedimos a colaboração dos pais e responsáveis para isso. A vacina é bastante segura e é a melhor prevenção”, comenta Rafaela. Para completar a proteção, cada adolescente deverá tomar três doses. A segunda deve ser tomada daqui a 6 meses, e a terceira, após cinco anos, depois da primeira dose. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação da adolescente.

HPV

É um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. O HPV é o principal causador do câncer do colo do útero.

Campanha de vacinação contra HPV iniciou ontem (11) em Garanhuns 3 Campanha de vacinação contra HPV iniciou ontem (11) em Garanhuns 4 Campanha de vacinação contra HPV iniciou ontem (11) em Garanhuns 5 Campanha de vacinação contra HPV iniciou ontem (11) em Garanhuns


Texto e fotos: Ruthe Santana
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste