Campanha contra a Poliomielite e de Multivacinação segue até o dia 31 de outubro

Pais ou responsáveis devem ir até as Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h […]

Leia mais…

publicado: 07/10/2022 11h52,
última modificação: 07/10/2022 11h52

Foi prorrogada, até o dia 31 de outubro, a Campanha Nacional de contra a Poliomielite e de Multivacinação, que é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). As crianças menores de cinco anos poderão ser vacinadas contra a poliomielite; e a atualização das demais vacinas acontece para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Um novo Dia D de mobilização no município será realizado no dia 15 de outubro.

Em Garanhuns, o público-alvo da vacinação contra a poliomielite corresponde a cerca de 8600 crianças, e a cobertura vacinal atualmente está em 74,67%. As unidades seguem disponíveis de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, e a recomendação é de que os pais ou responsáveis levem as crianças para que as equipes de saúde possam realizar a vacinação contra a poliomielite e a atualização da caderneta com demais vacinas.

As vacinas estão incluídas no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e nas crianças a partir dos três anos de idade poderão ser administradas de maneira simultânea com o imunizante contra a Covid-19. “Com muito esforço da nossa equipe, a cobertura vacinal contra a poliomielite está acima dos números nacionais. Porém, não é momento de relaxar, vamos chegar a nossa meta que é vacinar 95% das crianças”, destaca a secretária de Saúde, Catarina Tenório.

Para as crianças com até sete anos, podem ser feitas doses de BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. Quem tem entre sete e 14 anos pode tomar vacina de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, varicela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
Foto: Ailton Vieira