CAGED: Garanhuns é a cidade do interior que mais gerou empregos em Pernambuco em 2024

Setor de serviços e atacadistas têm se destacado na criação de vagas de trabalho […]

Leia mais…

publicado: 28/03/2024 12h47,
última modificação: 28/03/2024 12h47

O Ministério de Trabalho e Emprego divulgou o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do mês de fevereiro de 2024, e mais uma vez Garanhuns tem saldo positivo. Foram 237 vagas criadas, saldo positivo que resultou de 1.133 admissões e 896 desligamentos. Os números são referentes aos trabalhadores com carteira assinada e que contribuem regularmente, ou seja, empregos gerados no município.

O município de Garanhuns iniciou 2024 com um resultado altamente positivo. No geral, o município chega a quase 2.300 vagas criadas, sendo o município do interior que mais gerou empregos formais este ano, e no estado está atrás apenas de Recife (2.875), mesmo tendo apenas a oitava população, com pouco mais de 142 mil habitantes. No comparativo do ano, Jaboatão gerou 430 vagas; Petrolina tem saldo positivo de 632; e Caruaru, saldo negativo de -78 vagas de trabalho em 2024.

As vagas geradas em Garanhuns são em sua maioria no setor de serviços, que abrange educação, saúde e turismo, que se destacam na contratação, tendo pouco mais de 10 mil carteiras de um total de mais de 21 mil trabalhadores formais no município, segundo o Caged do Ministério de Trabalho e Emprego.

Para o Governo Municipal, 2024 será um ano de saldo muito positivo, pois além das projeções de investimentos, há também a prospecção para chegada de mais empresas geradoras de emprego, inclusive no setor atacadista, que tem está em expansão em Garanhuns. De 2021 para cá, foram abertas e ampliadas diversas empresas no setor, a exemplo do Atacadão, WS Distribuidora, AD Atacarejo, dentre outros. Para breve, já se anuncia a chegada do Novo Atacarejo, e uma outra empresa de porte que gerará mais de 300 empregos diretos e mil indiretos.

O município tem se destacado na agilidade na abertura de empresas, no potencial de desenvolvimento econômico, na localização estratégica e na participação da gestão municipal na prospecção, apoio e logística para abertura de novos empreendimentos geradores de emprego e renda.