Balanço do Outubro Rosa em Garanhuns é divulgado

publicado: 05/11/2015 14h46,
última modificação: 05/11/2015 14h46

Aproximadamente 3 mil mulheres foram mobilizadas para a realização dos exames preventivos de citologia e mamografia

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (05) o balanço dos exames preventivos realizados em Garanhuns durante a campanha mundial de combate ao câncer de mama e câncer de colo do útero, “Outubro Rosa”.  Durante a campanha, aproximadamente 2.050 mulheres realizaram o exame de citologia. Quanto aos exames de mamografia, mais de 900 mulheres tiveram o exame radiológico autorizado. A campanha tem o objetivo de chamar a atenção da população quanto a importância em diagnosticar precocemente o câncer de mama e do colo do útero.

Durante todo o mês de outubro, os serviços voltados à saúde feminina foram intensificados nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nos pontos de apoio e no Centro de Especialidade de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc). Os profissionais de saúde conseguiram mobilizar o público feminino de Garanhuns para a realização do exame de citologia, que tem o objetivo principal de detectar o câncer de colo de útero em estágio precoce ou anormalidades nas células que podem ser associadas ao desenvolvimento desse tipo de tumor e a mamografia, que visa avaliar as mamas, identificando lesões benignas e cânceres.

A coordenadora do Centro de Especialidade de Saúde da mulher e da Criança (Cesmuc) de Garanhuns, Fernanda França, avalia a realização da campanha no município. “O papel da prevenção do câncer na promoção da saúde e detecção do surgimento da doença nos estágios iniciais é fundamental para que os índices de incidência e mortalidade por câncer no Brasil possam ser reduzidos. E quando observamos o número de mulheres de Garanhuns que foram mobilizadas para esta causa nós ficamos felizes. A campanha realmente foi um sucesso. E os cuidados não devem parar por aqui. Sempre frisamos que toda essa mobilização é apenas uma intensificação dos serviços, mas a atenção e os cuidados com a saúde devem ser contínuos”, ressaltou.


Texto e foto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)