Audiência pública da Saúde aconteceu em Garanhuns

publicado: 02/06/2015 15h00,
última modificação: 03/06/2015 08h44

Além de exibir o relatório de gestão, o momento serviu para ouvir a população

Foi realizada, na manhã de hoje (02), uma audiência pública para a prestação de contas, referente ao primeiro quadrimestre de 2015, da Secretaria de Saúde de Garanhuns. O momento, que foi aberto ao público, foi realizado na Câmara de Vereadores – Casa Raimundo de Moraes, às 9h. Além de expor para a população quais foram os investimentos realizados na área da saúde, a audiência também serviu para ouvir dos garanhueses, questionamentos e sugestões para a contínua melhoria da Saúde no município. Aproximadamente 60 pessoas participaram do momento.

Na audiência foi apresentado um relatório de gestão, exibindo os dados relacionados a todos os setores da Secretaria de Saúde. A apresentação dos dados levou em conta quatro itens principais: as auditorias realizadas ou em fase de execução, a oferta e produção de serviços, montante e fonte de recursos aplicados e os indicadores de saúde da população. Na ocasião, foram explanados os serviços que existem no município, as obras que estão em andamento, a aquisição de veículos, as ações, campanhas, programas e atendimentos que foram realizados durante os quatro primeiros meses deste ano. A apresentação do relatório de gestão acontece, periodicamente, a cada quatro meses.

A coordenadora técnica de planejamento da Secretaria de Saúde de Garanhuns, Régia Leite, fala sobre a audiência. “Esse evento é uma forma de traduzir, para a população, aquilo que vem sendo feito no município e como estão sendo utilizados os recursos destinados à Saúde. E é importante esse momento de prestação de contas acontecer a cada quatro meses, pois dentro desse período, podemos reorganizar algo, buscando a melhoria do serviço, dentro do que for discutido em cada audiência, o que poderia ser mais complicado se fosse realizada apenas uma vez no ano, por exemplo”, comentou Régia.

Além de expor os valores dos recursos aplicados na Saúde e onde foram utilizados, na audiência, a população pôde apresentar questionamentos e sugestões para que haja uma melhoria nos serviços do município. O secretário de Saúde de Garanhuns, Arlindo Ramalho, avalia a audiência pública. “Foi um momento extremamente positivo, pois revela à população como está sendo utilizado o dinheiro público. Foi também um momento bastante democrático e de muito aprendizado”, afirmou o titular da pasta. A prestação de contas foi realizada em cumprimento a lei complementar 141/2012, a qual solicita a transparência nas ações e serviços públicos para a saúde.

Texto e fotos: Ruthe Santana
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)