Agentes comunitários de saúde de Garanhuns são capacitados

publicado: 15/06/2015 13h48,
última modificação: 15/06/2015 13h48

Aproximadamente 250 profissionais estão participando da capacitação

Aproximadamente 250 agentes comunitários de saúde de Garanhuns estão participando de uma capacitação, que iniciou na manhã de hoje (15). A iniciativa é uma reestruturação do sistema de informação da Atenção Básica (AB). O objetivo da atualização é melhorar a qualidade da informação em saúde e otimizar o uso dessas informações pelos gestores, profissionais de saúde e cidadãos, refletindo assim, no bem-estar dos garanhuenses. A capacitação está sendo realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal, e segue até a próxima quarta-feira (17).

Os primeiros beneficiados com essa capacitação são os garanhuenses, que serão melhor assistidos pelos profissionais, que poderão acompanhar o histórico de atendimentos de cada usuário. A partir dessa atualização, a produção de cada profissional será melhor avaliada e será promovida uma integração dos diversos sistemas de informação oficial existentes na Atenção Básica, o que reduzirá a necessidade de registrar informações similares em mais de um instrumento, o que facilita o trabalho dos profissionais e o uso da informação para gestão e qualificação dos cuidados em saúde.

A partir dessa nova forma de preenchimento das fichas, pelos profissionais de saúde, os diversos serviços públicos do município também serão beneficiados, uma vez que todos interferem na saúde da população. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. Então esses profissionais sendo bem orientados, as intervenções que o município propõe para atender um público específico serão facilitadas”, afirma a coordenadora do programa Educação em Saúde, Vanessa Alves.

O coordenador do Sistema da Atenção Básica, Evaldo Augusto, é quem está ministrando as aulas e acredita numa significativa melhora nos serviços que são oferecidos no município, após essa atualização aos profissionais da saúde. “Os agentes comunitários de saúde lidam diretamente com a população, eles conhecem e entendem as necessidades de cada área, como saneamento básico, asfalto, iluminação, educação. Sendo capacitados para fazer um melhor preenchimento do cadastro de cada cidadão, os problemas enfrentadas pelos mesmos poderão chegar ao nosso conhecimento de uma forma mais eficaz, para que busquemos sempre o bem-estar completo da nossa população”, afirma o Evaldo.

Agentes comunitários de saúde de Garanhuns são capacitados 2 Agentes comunitários de saúde de Garanhuns são capacitados

Texto e fotos: Ruthe Santana
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)