Ação Saúde para Todos chega até o bairro Cohab II

por AQUILLES SOARES
com informações da Secretaria Municipal de Saúde
22 de maio de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, nesta quarta-feira (23), a ação “Saúde para Todos”, na Unidade Tripla de Saúde (UBS) Cohab II, das 09h às 15h. O mutirão visa promover a saúde em diversas áreas para a população do município. Além da unidade, a ação também acontece na Academia da Saúde do bairro, ambas localizadas na rua Valdir Mansur, s/n, na Cohab II.Serão oferecidos atendimentos médicos e de enfermagem gratuitos, além de exames de citologia (exame que visa o diagnóstico e prevenção do câncer do colo de útero). Já a Central de Regulação do Município estará marcando consultas diretamente para demais especialidades disponíveis. O setor de Saúde Bucal vai ofertar também consultas com dentista e o escovódromo com orientações sobre a escovação e a importância da higiene bucal.

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento estará realizando testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite C. A vacinação contra a gripe (Influenza H1N1) também será disponibilizada pela Coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Garanhuns, para os grupos prioritários que são alvo da campanha. Já o Centro de Controle Ambiental (CCA) divulga a campanha de adoção de cães e gatos que estão disponíveis, além de realizar a distribuição do peixe guppy — que atua no combate às larvas do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também apoia a iniciativa e vai ceder servidores para emissão de cartão do Sistema único de Saúde (SUS) e orientações a respeito da atualização de informações do Cadastro Único (Cadúnico). A Secretaria de Educação viabiliza a contação de histórias para o grupo de gestantes que é realizado na unidade.

A aferição de pressão arterial e exames de glicemia capilar acontece em parceria com o Centro de Ensino Técnico de Arcoverde (Ceta) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O Serviço Social do Comércio (Sesc) irá levar atividades de recreação para crianças e orientações sobre o reaproveitamento de alimentos para a localidade.

Já o Projeto Batuque realiza oficinas de musicoterapia — uso da música para a reabilitação física, mental e social de pacientes. O evento também conta com o apoio de outros órgãos como 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71°BIMtz), Café Ouro Verde e Ótica Diniz; que vai disponibilizar testes de acuidade visual, limpeza e manutenção de óculos.