Ação de saúde bucal é encerrada beneficiando mais de 18 mil estudantes

publicado: 01/04/2015 11h54,
última modificação: 01/04/2015 11h54

As atividades foram realizadas em mais de
60 escolas municipaise estaduais de Garanhuns

Com objetivo de promover a saúde nas escolas e prevenir doenças bucais entre os estudantes, foi realizada até ontem (31), em Garanhuns, uma ação de saúde bucal. A iniciativa, inserida no Programa de Saúde na Escola (PSE), vinculado à Secretaria de Saúde, contemplou mais de 60 instituições municipais e estaduais, alcançando um total de mais de 18 mil estudantes, por meio de palestras e atividades práticas voltadas para a saúde bucal. A ação, que foi uma realização da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, iniciou no dia 2 de março.

As atividades foram desenvolvidas por dentistas e auxiliares de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os profissionais repassavam as orientações sobre o cuidado com a saúde bucal, por meio de palestras informativas e, até mesmo, por atividade de escovação supervisionada. Escovas de dente foram distribuídas nas instituições. Os alunos puderam receber, também, aplicação de flúor e uma avaliação bucal preliminar. Os estudantes que apresentaram necessidade de tratamento odontológico foram encaminhados para alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), que abrange a área da sua residência.

A coordenadora de Saúde Bucal de Garanhuns, Hérica Moema, fala sobre a relevância social do trabalho. “Muitas das doenças bucais acontecem pela falta de informação, por isso foi bastante importante, a realização de tais atividades, de forma gratuita, nas instituições de ensino, para promover as discussões sobre esse tema, entre essas crianças e adolescentes”, afirmou. Ainda segundo a coordenadora, por meio da ação, os que necessitaram de atendimento, foram atendidos nas UBS para fazerem o tratamento adequado, e os que não precisavam, puderam prevenir.

Texto e foto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico