GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Ação de combate ao fumo aconteceu em Garanhuns

Saúde

Ação de combate ao fumo aconteceu em Garanhuns

Serviços de saúde gratuitos foram oferecidos à população, no Espaço Colunata A ação de sensibilização, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, foi realizada na manhã de ontem (28), em Garanhuns. As atividades, que aconteceram no Espaço Colunata, no centro,...

Publicado em

Serviços de saúde gratuitos foram oferecidos à população, no Espaço Colunata

A ação de sensibilização, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, foi realizada na manhã de ontem (28), em Garanhuns. As atividades, que aconteceram no Espaço Colunata, no centro, tiveram o objetivo de chamar a atenção da população, principalmente dos adolescentes e adultos, para os perigos à saúde da população, causados pelo fumo. Com esse intuito, serviços gratuitos de saúde foram oferecidos à população, até às 12h. O Dia Mundial Sem Tabaco tem sua data de comemoração instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 31 de maio.

O momento serviu também para incentivar a prática de hábitos saudáveis. Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), foi realizada uma ação de combate à fome e ao desperdício alimentar. Alimentos produzidos com material reaproveitado foram distribuídos, como uma forma de incentivar a alimentação saudável, que é um dos fatores principais para uma saúde de qualidade. A garanhuese Maria Lúcia, de 56 anos de idade, participou da ação e comentou sobre os serviços. “Esse evento está sendo importante, porque estamos sendo orientados sobre os riscos do cigarro e sobre a prevenção da pressão e do açúcar no sangue. É um alerta para cuidamos da nossa saúde, em todos os sentidos.”, afirma.

Nutricionistas, dentistas, educadores físicos e técnicos de enfermagem realizaram aferição arterial, teste de glicemia, avaliação física, entregaram um material informativo e ofereceram orientações nutricionais e de saúde bucal, entre outros serviços, para a conscientização da população. A equipe de profissionais, que desenvolveu a ação, alertou os que têm interesse em parar de fumar, a buscarem o Programa Municipal de Tabagismo, oferecido em Garanhuns, a fim de iniciar o tratamento.

A população foi orientada quanto aos perigos do fumo, as formas de prevenção e a importância de tratamento. “Estou bastante satisfeita, pois apesar da chuva e do frio, muitas pessoas têm vindo aqui e buscado orientação a respeito dos perigos do fumo e de saúde, de um modo geral. É importante saber desse interesse da população”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Promoção à Saúde de Garanhuns, Rayana Gundes. O tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano é “Fim do comércio de produtos de tabaco” para ser trabalhado internacionalmente.

IMG_2542


 Texto e fotos: Ruthe Santana
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste